- novembro 19, 2024
Sociedade pode contribuir com sugestões para o futuro da UFMS; prazo termina hoje
A sociedade sul-mato-grossense tem até amanhã, 19 de novembro, para contribuir com a construção coletiva das políticas e metas da UFMS, por meio da UFMS Participativa. A plataforma é uma das ações da comissão estratégica voltada para identificar as demandas da sociedade e temas relevantes e prioritários a partir da participação social, para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) integrado ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI) 2025 a 2030.
A UFMS Participativa foi inspirada no modelo de trabalho adotado pelo Plano Plurianual Participativo do Governo Federal. Ao longo das últimas semanas, foram realizadas audiências públicas em todos os câmpus. Os encontros tiveram como objetivo apresentar a plataforma ufms2030.ufms.br e ouvir as sugestões, propostas e expectativas da comunidade.
Como participar?
Na página ufms2030.ufms.br, está em destaque o botão “Participe”. A comunidade deve acessar a plataforma e realizar o login com o Passaporte UFMS ou se identificar por meio do cadastro do Gov.br. “Esse ‘Participe’ nos leva para uma plataforma ‘Que Universidade queremos’. Você pode participar construindo a sua proposta, a proposta de cada um para a Universidade, e apoiando as propostas que já estão presentes ali”, explica a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão.
A pró-reitora enfatiza o sucesso da plataforma até o momento. “Já temos muitas contribuições, sugestões, apoios, observações e registros. Ficamos muito satisfeitos com essa posição porque o que a gente quer é construir um planejamento com a participação de todos. Participe, dê apoio às ideias e propostas que estão no portal”.
O PDI e PPI refletem o perfil da Universidade e sua diretriz para atuação junto à comunidade universitária. Os documentos são instrumentos de gestão que definem a missão, a visão, os valores e as estratégias da UFMS; instituem as diretrizes pedagógicas e administrativas; e orientam as ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas. O intuito é que o texto final, com objetivos, metas e indicadores definidos, esteja pronto para aprovação do Conselho Universitário em dezembro deste ano.