- setembro 10, 2022
Safra 2021/22 está estimada em 271,2 milhões de toneladas e atinge novo recorde
Os agricultores irão colher a maior safra já registrada na série histórica brasileira. A produção de grãos na safra 2021/22 está estimada em 271,2 milhões de toneladas, como aponta o 12º Levantamento divulgado na quinta-feira (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O volume representa um acréscimo de quase 14,5 milhões de toneladas quando comparado ao ciclo anterior, como destaca o presidente da Companhia, Guilherme Ribeiro.
Principal produto cultivado a soja teve desenvolvimento marcado pela altas temperaturas em importantes regiões produtoras. Diante desse cenário a colheita para o grão no país está estimada em 125,6 milhões de toneladas. No caso do milho, houve uma recuperação na produção total com a colheita estimada em 113,2 milhões de toneladas. Enquanto na primeira safra houve uma certa instabilidade em 24,9 milhões de toneladas, a segunda safra foi marcada por uma retomada na produção sendo estimada em 86,1 milhões de toneladas.
Dentre as culturas de inverno, destaque para o trigo que tem produção estimada em 9,4 milhões de toneladas, mesmo com a cultura ainda em desenvolvimento a expectativa é que o volume a ser produzido nesta temporada seja recorde.
Apesar da quebra registrada na atual temporada principalmente nas culturas de primeira safra, o diretor de Oleaginosas Fibras e Frutas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sávio Pereira ressalta a boa rentabilidade para os agricultores.
Nesta edição a companhia apresenta um mapeamento de áreas cultivadas com Todas as informações sobre a safra de grãos 2021/22 estão disponíveis no levantamento completo publicado no site da Conab em www.conab.gov.br
>>> Ouça a matéria na Rádio Mapa
Spotify