- janeiro 24, 2024
Relógio do Juízo Final está a 90 segundos do fim do mundo, dizem cientistas
Existe um ‘nível contínuo de risco sem precedentes’ de ameaças como a guerra, a crise climática e o ‘avanço dramático’ da IA
Segundo o Boletim dos Cientistas Atômicos, em 23 de janeiro de 2024, o Relógio do Juízo Final permaneceu a 90 segundos da meia-noite, igual ao resultado do ano anterior. Eis a íntegra.
Esse fato evidencia a crescente instabilidade geopolítica, a crise climática e o aumento do aquecimento global.
O relógio é determinado anualmente pelo Conselho de Ciência e Segurança, composto por 17 membros, juntamente com o Conselho de Patrocinadores, que inclui 30 pessoas, incluindo nove ganhadores do Prêmio Nobel.
Desde 1945, a revista tem sido respeitada por cientistas envolvidos no “Projeto Manhattan” e avalia os riscos associados aos avanços científicos que podem ameaçar o mundo.
O Relógio do Juízo Final é um alerta constante da necessidade de cooperação global e da urgência de medidas para garantir um futuro seguro e sustentável.
De acordo com o Boletim, o mundo pode se tornar um lugar mais seguro e o relógio pode afastar-se da meia-noite se governos e indivíduos tomarem medidas urgentes em 2024.