O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações começou 2023 em queda acentuada e caiu 28,4% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2022, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reunidos pela Conexis Brasil Digital. No mês de janeiro de 2023 foram registradas 120.203 queixas de usuários de serviços de telecom, 47.640 a menos que as registradas em janeiro do ano passado.
Os dados mostram queda nas reclamações relacionadas a todos os serviços. A maior ocorreu no serviço de TV por assinatura, redução de 38,5%, seguida pelo serviço de banda larga fixa, com queda de 29,1%, e de telefonia móvel, que caiu 23,8%.
“É motivo de orgulho poder anunciar, no mês que comemoramos o Dia do Consumidor, que o setor começou o ano mantendo a tendência de queda nas reclamações. Seguimos investindo e o resultado reflete diretamente em mais qualidade para os consumidores. Somamos a isso as ações dentro da autorregulação de telecom”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
O maior número de queixas está relacionado à cobrança, que responde por 31% do total. Mas também foram as queixas relacionadas à cobrança que registraram a maior queda em janeiro, uma redução de 38%. Reclamações relacionadas à qualidade, funcionamento e reparo tiveram redução de 13% e as relacionadas à cancelamento registraram queda de 35%.
A simplificação do processo de cobrança faz parte das medidas de autorregulação do setor de telecomunicações. O normativo trata da simplificação e transparência das ofertas feitas pelas empresas, o que reduz dúvidas sobre o que é cobrado. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como, por exemplo, a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento.
Outra medida de autorregulação foi a criação da Não Me Perturbe, que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.