- dezembro 28, 2022
Produção de cana-de-açúcar na safra 2022/23 está estimada em 598,3 milhões de toneladas, alta de 4,4%
A produção brasileira de cana-de-açúcar na safra 2022/23 está prevista em 598,3 milhões de toneladas, é o que mostra o 3º Levantamento da Safra do produto anunciado nesta terça-feira (27) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O volume colhido representa um crescimento de 4,4%em relação ao ciclo anterior, mesmo com uma leve redução na área cultivada, como explica a superintendente de Informações da Agropecuária da companhia, Candice Santos.
O levantamento aponta também que a produção de etanol apresenta um incremento de 4,2%, chegando a aproximadamente 31,14 bilhões de litros. Crescimento impulsionado pelo aumento do biocombustível à base de milho, uma vez que o produto proveniente da cana tende a se manter próximo da estabilidade. Com isso o volume de cana voltada a fabricação de açúcar deverá ser maior que aquele utilizado para o etanol. Diante deste cenário, a produção do adoçante está estimada em 36,40 milhões de toneladas, uma alta de 4,1% frente a safra 2021/22, como reforça a superintendente.
A região Sudeste que produz mais de 60% de toda safra nacional teve redução na área colhida devido a concorrência da cana-de-açúcar com outras culturas, mas a produtividade subiu alcançando mais de 74 mil quilos por hectare.
Os dados sobre a situação de mercado dos produtos também são analisados a partir dos levantamentos de safra.
Os dados gerais sobre a produção de cana e as condições de mercado de açúcar e etanol no país podem ser acessados no boletim publicado no portal da companhia em www.conab.gov.br.
>>> Ouça a matéria na Rádio Mapa
Spotify