- fevereiro 22, 2018
Prefeitura de Aquidauana suspende aulas até fim da semana por causa dos estragos da chuva
Segundo a Defesa Civil, cerca de 150 pessoas estão em abrigos improvisados na cidade depois da cheia do Rio Aquidauana, nesta quarta-feira (21).
A prefeitura de Aquidauana suspendeu as aulas da rede municipal até o fim desta semana por causa da interdição das pontes Velha e Nova com a cheia do rio que divide a cidade com Anastácio nesta quarta-feira (21). Os 4,8 mil alunos tinham retomado os estudos há dois dias.
O nível do rio atingiu 10,42 metros e entrou em estado de emergência, segundo o Instituto de Meio Ambiente (Imasul). Já não é possível medir o aumento da quantidade de água porque a régua está submersa.
A cheia deste ano é a segunda maior em comparação com a de 2011, quando o nível do rio atingiu 10,70 metros e foi a maior registrada da série histórica. Cerca de 150 pessoas foram abrigadas em quatro locais improvisados na cidade.
O Exército improvisou uma travessia para pedestres com barcos. A passarela suporta no máximo 20 pessoas por vez e todos têm de usar um colete protetor.
Os frigoríficos de Aquidauana e Anastácio tiveram as atividades suspensas hoje. Na unidade da JBS, três animais morreram afogados, outros 600 foram salvos, sendo parte transferidos para fazenda vizinha e outra sendo abatida. No outro frigorífico, os trabalhadores não conseguiram chegar ao local por causa do alagamento.
Adiamento das aulas
Em Inocência, Itaquiraí, Bela Vista e Novo Horizonte do Sul, pelo menos 6.254 alunos da rede estadual serão afetados pelo adiamento de 11 dias sem aula. Apesar disso, a jornada pedagógica começou na terça-feira (20), segundo a Secretaria do Estado de Educação (SED).
Nesses quatro municípios no sul de Mato Grosso do Sul, o início das aulas foi adiado para a próxima segunda-feira (26) por causa dos estragos causados pelas chuvas desde o fim do ano passado.
Campanha
A Cruz Vermelha Brasileira de Mato Grosso do Sul lançou nesta tarde a campanha de arrecadação de doações “S.O.S. Pantanal Sul” para as vítimas dos alagamentos das cidades em situação de emergência declaradas nos últimos dois dias.
O presidente Tácito Nogueira esteve em Aquidauana, onde a situação está mais grave, e disse que vai fazer um esforço conjunto em diversos municípios do estado e junto à entidade nacional da Cruz Vermelha Brasileira para arrecadar os recursos e doações.
De acordo com a Cruz Vermelha, no momento, a maior necessidade é de itens de higiene pessoal básica como papel higiênico, escova e pasta de dentes, sabonete, shampoo, pente, barbeador, absorvente higiênico e alimentos – água mineral, leite em pó e alimentos não perecíveis.
Também é possível doar pelo Pag Seguro por meio do site, ou pela conta bancária Banco 748 – Agência 0911 – Conta 90661-1.