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  • dezembro 14, 2022

Policias Militares Ambientais participam de Curso de Educação Ambiental na Polícia Militar Ambiental de Minas Gerais

Policias Militares Ambientais participam de Curso de Educação Ambiental na Polícia Militar Ambiental de Minas Gerais

Os trabalhos de Educação Ambiental são prioritários para a Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul. O Núcleo de Educação Ambiental (NEAM) de Campo Grande existe, praticamente, desde a criação do Batalhão no ano de 1987 e, além disso, todas as 27 subunidades realizam trabalhos educativos, especialmente, nas escolas dos municípios sob sua circunscrição de responsabilidade fiscalizatória. Só o Núcleo de Educação Ambiental e o Projeto Florestinha da Capital já atenderam mais de 500 mil alunos em escolas do Estado.

 

 

A qualificação, tanto na parte de fiscalização, como educativa é fundamental para a prestação de melhor serviço e atingir mais rápido os objetivos, que no caso da PMA, é a conservação de um ambiente equilibrado e, por isso, o Comando investe na formação continuada dos Policiais. Dessa forma, quatro Policiais do Núcleo de Educação Ambiental (NEAM) foram enviados à cidade de Jaboticatubas (MG), onde participam do 6° Curso de Capacitação de Mediadores do Programa de Educação Ambiental da PMMG – PROGEA, organizado pelo Comando de Policiamento de Meio Ambiente (CPMAmb).

 

 

Participam do curso, 45 Policiais Militares dos estados de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Norte. Eles já haviam participado nos dias 7 e 8 de dezembro do curso, de 16 horas/aula teóricas na modalidade ensino à distância (EAD) e começaram no dia 12, a parte presencial que terá mais 24 horas/aula, com conclusão no dia 16 próximo, perfazendo um total de 40 horas/aula. As aulas presenciais acontecem em formato de oficinas práticas, em ambiente de simulação de aulas para crianças do 4° e 5° ano que é o público alvo deste programa de Educação Ambiental (PROGEA-MG).

TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS PARTICIPANTES

Além da parte prática, ocorre o seminário, momento em que os Policiais que já fizeram o curso, repassam aos instruendos suas experiências na aplicação das técnicas de educação ambiental, na metodologia ensinada, já que para prender a atenção dos alunos, há a necessidade de se levar algo diferenciado às escolas. Além disso, existe apresentação das metodologias educativas de cada Estado, fundamental para a troca de experiências exitosas, que podem ser aplicadas nos demais estados, bem como a troca de materiais didáticos aplicados por cada unidade federativa.

 

 

 

METODOLOGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL (MS)

As atividades de Educação Ambiental, tanto as executadas pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEAM), como pelo Projeto Florestinha, são desenvolvidas em forma de oficinas temáticas, pelas próprias crianças do Projeto Florestinha e policiais. São elas:

1.    Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

2.    Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.

3.    Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.

4.  Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.

5.  Casa da Energia – Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.

6. Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PREVENÇÃO PARA A MINIMIZAÇÃO DOS CRIMES E INFRAÇÕES AMBIENTAIS.

A PMA investe em Educação Ambiental, por entender a necessidade de formar multiplicadores na busca da tão esperada transversalidade do tema Educação Ambiental, pois sabe que a prevenção por meio da Educação Ambiental é o caminho para a proteção dos recursos naturais em todo o mundo. Nas escolas, a difusão das ideias é mais fluente e rápida, pois se quer mudar cultura, faz-se por meio das crianças e adolescentes. O resultado virá em um futuro próximo, pois essas crianças e adolescentes estarão em pouco tempo comandando os mais altos postos da Política Estadual, Federal e de outros poderes, ou se não, poderão ser simplesmente os cidadãos que conservarão os recursos naturais, sabedores da importância destes recursos para a vida no planeta.

Só por meio da Educação Ambiental as infrações e crimes ambientais diminuirão. A repressão sempre será necessária em virtude da ganância humana, mas com este trabalho a necessidade de reprimir será sempre menor e consequentemente a geração atual e futura desfrutará de um meio ambiente equilibrado e melhor qualidade de vida.

O importante também desse trabalho é a formação de multiplicadores e o envolvimento dos policiais com a comunidade, o que permite mais confiabilidade e consequentemente mais empenho da população no auxílio em defesa do ambiente equilibrado, essencial à sadia qualidade de vida, conforme prevê o artigo 225 da Constituição Federal de 1988.

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