- outubro 24, 2022
PMA, Projeto Florestinha de Campo Grande e Instituto das Águas realizam palestras, teatro, oficinas, plantio de mudas à margem do rio Miranda com 230 alunos de Distrito
Uma equipe do Núcleo do Educação Ambiental da Polícia Militar Ambiental e outra do Projeto Florestinha de Campo Grande, Policiais do Grupamento de Ágaus do Miranda, em parceria com o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena de Bonito (IASB) realizam Educação Ambiental na Escola Municipal Professor Francisco Anísio Correa, localizada no Distrito de Águas do Miranda, distrito de Bonito hoje (24) e amanhã.
Os trabalhos acontecerão com atendimento de 230 alunos, bem como pessoas da comunidade local. O foco dos trabalhos são os recursos hídricos e a conservação do equilíbrio de todos os entes ambientais, além de informações sobre fauna e flora local. A educação ambiental é realizada de forma lúdica com teatro de fantoches, maquetes ambientais, animais taxidermizados para tratar das questões de fauna, estruturação de ciclo da água para discutir a questão dos recursos hídricos, entre outros.
Um dos pontos principais dos trabalhos está sendo o plantio de mudas nativas em recuperação das matas ciliares do rio Miranda, que corta o Distrito, com discussões sobre desmatamentos, erosões e todos os problemas gerados pela supressão da vegetação. A ideia é que os alunos entendam que o ambiente é um sistema complexo e interativo, em que qualquer ente afetado, seja fauna, flora e recursos hídricos, prejudica outros em cadeia, gerando desequilíbrios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano.