- março 4, 2023
PMA de Campo Grande captura jacaré, tucano, gambá, jabutis, jiboia, papagaio e periquito, oito animais silvestres entre às 8h00 e às 15h00 na Capital
As características acertadas das cidades de Mato Grosso do Sul de conservar muitas áreas de flora nos perímetros urbanos, também conserva a fauna ali existente, em um ambiente fragmentado, o que leva a fauna a adentrar os locais habitados. Um exemplo é Campo Grande, que possui grandes reservas florestais e parques, além dos parques lineares de córregos e áreas verdes municipais, favorece à fauna e, essa convivência entre essa fauna sinantrópica e a população gera alguns conflitos, como: adentrar residências, ruas, estabelecimentos comerciais, atropelamentos, bem como há a necessidade muitas vezes, de se fazer o trabalho de captura, devido à fauna adentrar áreas que corram riscos, ou que haja riscos às pessoas. Policiais Militares Ambientais capturam em média oito animais diariamente.
Só em Campo Grande, entre às 8h00 às 15h00 de hoje (3), a equipe da PMA responsável por capturas e resgates de animais silvestres capturou oito animais, ou seja, mais de um por hora. O primeiro animal, um jacaré de 1,3 metro, foi capturado com uso de cambão e puçá, no Parque dos Poderes, à rua do Poeta, em uma obra em um condomínio.
O segundo animal capturado, um tucano estava em uma residência no bairro Jockey Club, e a proprietária da casa (53 anos) telefonou à PMA, informando, de que a ave não conseguia voar. Os Policiais foram ao local e capturam o animal com uso de luvas especais para captura da espécie. A ave não possuía ferimento aparente.
Em seguida, uma moradora do bairro Amambai (51 anos) acionou à Polícia Militar Ambiental para efetuar a captura de um animal silvestre da espécie gambá (3º), que adentrara sua residência. A equipe foi ao local e efetuou a captura do animal com uso de um puçá.
A equipe foi acionada ainda para a captura de dois jabutis (4º e 5º), que estavam em frente a uma residência no bairro São Bento. Em seguida, uma jiboia de 1,5 metro (6º), foi capturada no quintal de uma residência, localizada à rua Rio Doce, no bairro Jardim Veraneio, nas proximidades da Procuradoria Geral do Ministério Público Estadual.
Pouco tempo depois, a equipe foi acionada pelo Corpo de Bombeiros, localizado à rua Manoel da Costa Lima, para recolher uma ave da espécie papagaio (7º). Segundo os militares, duas crianças teriam deixado o animal no quartel, informando de que o haviam encontrado na rua. Por último, a equipe foi até a uma escola, à rua Pernambuco no centro da cidade e capturou um periquito (8º), com anilha que aparecera na escola.
Todos os animais foram encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) nesta Capital, cujos técnicos os acompanharão até a possível reintrodução na natureza.