BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • novembro 18, 2024

Plataforma UFMS Participativa recebe propostas até terça, 19

Plataforma UFMS Participativa recebe propostas até terça, 19
Plataforma UFMS Participativa recebe propostas até terça, 19
Ao longo desta semana, a comissão estratégica UFMS Participativa realizou audiências públicas nos Câmpus de Aquidauana (CPaq), Três Lagoas (CPTL), Ponta Porã (CPPP) e do Pantanal (CPan). As rodadas participativas apresentam a plataforma digital ufms2030.ufms.br e incentivam a comunidade universitária e a sociedade sul-mato-grossense a enviar e apoiar propostas para a construção coletiva do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de 2025 a 2030, integrado ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI).
 
Os encontros são um momento para tirar dúvidas e abrir um espaço de diálogo com estudantes, professores, técnicos-administrativos, colaboradores e a população local. Para contribuir, é necessário acessar a plataforma e realizar o login com o Passaporte UFMS ou se identificar por meio do cadastro do Gov.br.
 
Na página, a comunidade tem à disposição uma linha do tempo explicativa, com as ações desenvolvidas até então para a elaboração do PDI integrado ao PPI, o plano de trabalho criado para guiar a construção do planejamento institucional da UFMS, além das normativas que regem a educação superior no país e a instituição das comissões central e temáticas para o planejamento da Universidade que queremos para 2030.
 
Até o momento, mais de 70 propostas foram enviadas para a plataforma digital. “Nosso objetivo é construir um planejamento participativo. Desde 2023, realizamos diversas discussões, envolvendo todas as faculdades, câmpus, técnicos, docentes e servidores. Agora, estamos consolidando o Plano 2025-2030″, afirmou a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Dulce Tristão. “Nós estamos convidando toda a comunidade local, no caso desde os vereadores, prefeitos, representantes de comissões logísticas, empresários para estar participando, […]  para ouvir aquilo tudo que a gente está fazendo nessa proposta de planejamento e dar contribuição”, acrescentou.
 
A diretora do CPaq, Ana Graziele Lourenço Toledo, agradeceu a participação de servidores, estudantes e da comunidade externa na audiência pública realizada na segunda-feira, 11. “O processo de planejamento é um processo importante para qualquer tipo de organização e para a Universidade não seria diferente. Poder fazer isso de forma participativa e democrática é o ideal que a gente sonha para qualquer instituição pública”, enfatizou. “Para o Câmpus de Aquidauana, particularmente, foi um momento muito importante, porque a gente pode colocar alguns dos nossos sentimentos, algumas das nossas dores e compartilhar isso com as pessoas também e entender que essas dores, esses sentimentos ali devem sempre estar conectados com a missão da nossa Universidade”, complementou.
 
Na terça-feira, 12, foi a vez do CPan e do CPTL receberem as rodadas participativas, com a participação de empresários locais; da analista-técnica do Sebrae-MS, Larissa Moraes; e do auditor fiscal da Receita Federal, Leilson Roberto da Cruz Lima. Para a diretora do CPan, Andreliza Cristina de Souza, a expectativa é que o encontro tenha contribuído para a formulação de propostas voltadas para o fortalecimento da Universidade. “A audiência pública da UFMS Participativa foi um evento muito significativo para o nosso câmpus, trouxe aqui para a nossa comunidade acadêmica, comunidade local e a possibilidade de se envolver ativamente na definição das novas metas para o PDI 2025-2030”, afirmou.
 
No dia 14, o encontro do CPPP teve a participação da reitora Camila Ítavo e vice-reitor e pró-reitor de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto.
 
Agenda
 
Para encerrar as rodadas participativas da UFMS Participativa, toda a comunidade está convidada para a audiência pública do Câmpus de Paranaíba no dia 18 de novembro, às 18h30.

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *