- janeiro 24, 2017
Piloto do avião de Teori disse que esperaria fim da chuva para pousar, afirmam técnicos
Técnicos que tiveram acesso ao áudio do gravador de voz do avião em que estava o ministro Teori Zavascki disseram que o piloto fez comentários sobre a chuva e falou na gravação que iria esperar a chuva passar para pousar, de acordo com informações do Bom Dia Brasil. Em seguida, a gravação é interrompida.
A aeronava caiu no mar perto da cidade de Paraty (RJ), na última quinta-feira (20). Além do ministro Teori Zavascki, que era relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, morreram o piloto e os outros três passageiros que estavam a bordo.
O gravador de voz do avião, também conhecido como caixa-preta, está em Brasília desde sábado (21), quando os peritos da Aeronáutica começaram a análise. Uma preocupação inicial era que parte do equipamento havia sido danificada pela água do mar. Mas a Aeronáutica conseguiu extrair todo o áudio da gravação, que registra o que foi dito pelo piloto, seja com outros passageiros ou com o controle de tráfego aéreo, nos últimos 30 minutos do voo.
As investigações e o trabalho dos peritos vão continuar para apurar o que de fato levou à queda do avião.
Segundo o colunista do G1 Matheus Leitão, a Justiça Federal de Angra dos Reis (RJ) determinou à Aeronáutica que compartilhe as gravações e os dados sobre o acidente aéreo com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal – os dois órgãos também instauraram inquéritos para investigar a queda do avião.
A morte de Teori Zavascki
Ministro do STF desde 2012, indicado pela então presidente Dilma Rousseff, Teori Zavascki morreu aos 68 anos e deixou três filhos. Além da Lava Jato, no gabinete dele há mais de 7,5 mil processos.
A morte do ministro gerou um ambiente de consternação nos meios político e jurídico.
O presidente Michel Temer anunciou no sábado que só vai nomear um novo ministro para o tribunal depois que o STF designar um novo relator para a Lava Jato.