- outubro 21, 2022
Personalidades confirmam participação no maior congresso brasileiro de radiodifusão
Renomados profissionais do rádio e da TV, autoridades e personalidades nacionais e internacionais confirmaram presença no 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontecerá nos dias 16 e 17 de novembro, em Brasília.
No dia 17, dedicado aos debates sobre o setor, a palestra de abertura sobre “O cenário de concorrência e as barreiras e assimetrias de regras no ambiente de mídia” terá o comando do vice-presidente e conselheiro da NAB (National Association of Broadcasters), Patrick McFadden. Em seguida, McFadden estará ao lado dos painelistas Eugenio Sosa, presidente da AIR, Sandro Mendonça, conselheiro da Anacom, de Portugal, e Moisés Moreira, vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações. A mediação estará a cargo do presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.
O painel seguinte será comemorativo: “100 ANOS DO RÁDIO: Contando e encantando o Brasil”, com a participação de radialistas como Milton Neves, da BandNews FM, Milton Jung, da Rádio CBN, e Roberto Araújo, CEO do Grupo Jovem Pan, com mediação de Diogo Gonçalves, presidente-executivo da Rádio Itatiaia.
“O jornalismo profissional a bem da verdade” será debatido por Ricardo Vilella, diretor-executivo de Jornalismo do Grupo Globo; Rodolfo Schneider, diretor-executivo de Jornalismo da BAND e José Occhiuso, diretor de Jornalismo do SBT. O mediador será o ex-presidente da ABERT e vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet Camargo.
O debate sobre as tendências no setor reunirá a CEO da Kantar IBOPE Media, Melissa Vogel, do diretor executivo de Estratégias de Tecnologia do Grupo Globo, Raymundo Barros, edo vice-presidente da Pluto TV, Fabricio Proti. O diretor de Rede e Assuntos Regulatórios do SBT, Roberto Franco, mediará a conversa sobre “A transformação tecnológica e as mudanças de hábitos na indústria de mídia”.
E ainda tem mais! Nos próximos dias, a ABERT divulgará a programação completa. Acompanhe pelo site, redes sociais e confira o seu e-mail.
NAB estará presente em Congresso da ABERT
Mais de 10 mil profissionais e empresários de rádio e TV participaram, em Nova York (EUA), da NABShow, feira de negócios, serviços e entretenimento que reúne radiodifusores de todo o mundo. Este ano, o evento no Javits Center apresentou painéis exclusivos de debate sobre a importância do rádio. Na abertura, na quarta-feira (19), o presidente da NAB (National Association of Broadcasters), Curtis LeGeyt, destacou o papel da radiodifusão de levar informações checadas e confiáveis à população americana.
Em reunião com o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende, LeGeyt garantiu a participação da NAB no 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontece nos dias 16 e 17 de novembro, em Brasília. Legeyt falou sobre os 100 anos da associação americana, que serão comemorados em 2023, e convidou a ABERT para prestigiar o evento de abril do próximo ano em Las Vegas, onde ocorre a tradicional NABShow, com uma exposição dos 100 anos do rádio no Brasil.
“Essa interação com a NAB é muito importante para a radiodifusão brasileira. A NAB representa mais de sete mil emissoras de rádio e TV dos Estados Unidos e a experiência americana, o comportamento do ouvinte/telespectador americano, em muitos aspectos, servem de parâmetro para a nossa radiodifusão”, afirmou Lara Resende.
A versão novaiorquina contou ainda com a exposição de 240 empresas que fornecem equipamentos de última geração para o rádio e a televisão, movimentando milhões de dólares todos os anos.
MCom atualiza portaria do parcelamento sem exigência do seguro-garantia
O Ministério das Comunicações (MCom) publicou, na segunda-feira (17), a Portaria nº 7.079/22, que regulamenta as alterações promovidas pela Lei nº 14.351/22 e pelo Decreto nº 11.210/22, revogando os dispositivos que autorizavam o poder público a exigir a apresentação de seguro-garantia no parcelamento. Além disso, a nova norma estabelece que a competência para o deferimento do pedido de parcelamento é do MCom.
Com a publicação da portaria, o MCom começará a colocar em prática e analisar os pedidos de parcelamento.
Atenção ao prazo
A contar do dia 17 de outubro, as emissoras que estão inadimplentes com os valores devidos a título de preço público de outorgas, bem como com os valores decorrentes de alteração de características técnicas e de migração AM/FM, terão 30 dias para solicitar o parcelamento.
Segundo o MCom, as emissoras inadimplentes que já solicitaram o parcelamento dentro do prazo fixado na portaria anterior, desde que não tenha sido indeferido, não precisarão encaminhar novo pedido. Mas, por cautela, a emissora também poderá ratificar o pedido anterior dentro do novo prazo de 30 dias e requerer a análise do pedido de parcelamento.
A íntegra da Portaria está AQUI.
Brasília recebe encontro voltado para as áreas de governo e iniciativa privada
A capital brasileira receberá, nos dias 25 e 26 de outubro, o TOP C-Level Meetings, evento voltado para as áreas de governo e iniciativa privada que proporcionará uma experiencia única aos profissionais do rádio, televisão e do setor de telecomunicações, produtoras e provedores de serviços de internet (ISPs) dos estados da Região Centro-Oeste.
No primeiro dia haverá um workshop de TV, satélites e 5G no Brasil, com palestra de representante da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Já o segundo dia será sobre tecnologia e negócios, com foco em inovações e distribuição de conteúdo audiovisual e monetização.
Inscreva-se AQUI!
Acesse www.clubemais.abert.org.br e aproveite os melhores descontos e vantagens da radiodifusão.
Para detalhes e informações, entre em contato pelo e-mail clubemais@abert.org.br ou pelo telefone (61) 2104-4600.