- dezembro 30, 2023
Obra de indústria de etanol de cereais gera 600 empregos em Sidrolândia
Com 600 homens trabalhando, as obras da fábrica de etanol de cereais da Inpasa em Sidrolândia estão a pleno vapor. Ontem (28), o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, esteve juntamente o secretário executivo de Qualificação Profissional e Emprego, Bruno Bastos, conhecendo o empreendimento.
A obra teve início em setembro. No momento estão sendo erguidos os armazéns que terão capacidade mais de 1 milhão de toneladas de grãos e tanques de fermentação. Além do milho, a indústria também deverá trabalhar com a transformação do sorgo em biocombustível, verticalizando ainda mais o mercado das commodities. Assim como nas demais plantas do grupo, a unidade iniciou as obras com perspectiva de ampliação. Para a construção, a Inpasa contou com a política de incentivo do Governo do Estado.
Segundo o secretário Jaime Verruck, a expectativa é de que até meados de janeiro seja liberada pelo Imasul a licença de instalação da indústria. Com isso, a meta é que a planta de etanol comece a operar ainda até o final de 2024.
O investimento total na segunda planta de etanol de milho da Inpasa em Mato Grosso do Sul será de R$ 1,2 bilhão. Em março, no pico da obra, devem ser gerados 2 mil empregos no município.
A Inpasa já opera uma planta em Dourados que tem capacidade para produzir quase um bilhão de litros de etanol por ano, 460 mil toneladas/ano de DDGS e 57 mil toneladas/dia de óleo de milho.
Rosana Siqueira, Semadesc
Fotos: Mairinco de Pauda