- outubro 20, 2017
Incêndio em parque estadual de MS é controlado após uma semana com ajuda de chuva, diz Imasul
O incêndio do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, que abrange os municípios de Naviraí, Jateí e Taquarussu, região sul do estado, foi controlado depois de oito dias, segundo o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). A maior colaboradora foi a chuva dos últimos dias.
Segundo o meteorologista Natálio Abrão, na quinta-feira (19), foram registrados 12,2 milímetros em Naviraí, 8,8 milímetros em Itaquiraí e 16 milímetros em Juti, todos na região do Vale do Ivinhema.
No início da tarde desta sexta-feira (20), o Corpo de Bombeiros vai fazer um sobrevoo na região para vistoriar se todos os focos de incêndio foram apagados. Segundo o major Leonardo Congro, comandante do grupamento de Fátima do Sul, acredita-se que tenha sido provocado por um raio.
Para o combate ao incêndio, o Corpo de Bombeiros encaminhou militares de Fátima do Sul, Naviraí, Nova Andradina e Ivinhema e, posteriormente, de Campo Grande. A área é de difícil acesso, da sede do parque até o local do incêndio, os bombeiros enfrentaram percurso de aproximadamente uma hora de barco e duas horas de caminhada.
A estimativa é de que o incêndio tenha destruído cerca de 30 mil hectares da área de preservação de Mata Atlântica, quase metade do parque que tem 73.345,15 hectares de extensão.
Localizado na Bacia do Rio Paraná, o parque foi a primeira Unidade de Conservação do Estado. O princípio surgiu pela medida compensatória da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Cesp), em dezembro de 1998. Hoje, o parque tem estrutura para receber pesquisadores de varias áreas e está sendo adequado para receber visitação pública.