BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • janeiro 7, 2025

Hospital Regional de Mato Grosso do Sul realiza primeira captação de órgãos do ano

Hospital Regional de Mato Grosso do Sul realiza primeira captação de órgãos do ano

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), realizou, nesta segunda-feira (6), a primeira captação de órgãos do ano.

Foram captados um fígado, dois rins e duas córneas de um paciente de 59 anos, que teve a morte encefálica constatada durante o fim de semana. O fígado será transplantado em um paciente de Mato Grosso do Sul e os rins serão encaminhados ao Rio Grande do Sul e Minas Gerais. As córneas foram encaminhadas ao Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande.

Coordenador do CIHDOTT, o médico Ivair Ximenes Lopes Jr. explica que, após todos os protocolos de constatação da morte encefálica terem sido concluídos, a equipe faz o acolhimento dos familiares e a abordagem de consulta sobre a doação dos órgãos.

“Neste caso, vamos modificar cinco vidas com a doação de uma pessoa. A doação de órgãos traz sobrevida e melhora a qualidade de vida de um paciente que, às vezes, está ligado a uma máquina de diálise ou sem enxergar por conta de um problema na córnea”, explica o médico.

Quem tem interesse em ser um doador de órgãos, deve comunicar a família sobre a decisão. Após a morte, os familiares são responsáveis por autorizar a retirada de órgãos e tecidos e a doação.

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista de espera. A lista é única, organizada por estado ou região, e monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

Reestruturação do CIHDOTT

No final de 2024, o CIHDOTT do HRMS passou por uma reestruturação, além de ampliação da equipe. Diretor-geral do HRMS, o médico Paulo Limberger destaca que a reestruturação foi pensada justamente para agilizar a captação de órgãos no hospital e, assim, impactar positivamente a vida de milhares de pessoas que aguardam por um transplante.

“A reestruturação do CIHDOTT é uma medida essencial para otimizar o processo de captação de órgãos, no HRMS, que é o maior hospital público de Mato Grosso do Sul. Com isso, estamos trabalhando para reduzir o tempo de espera para os pacientes que dependem de um transplante para continuar suas vidas. Cada minuto conta, e por isso, agilizar esse processo é, sem dúvida, uma das ações mais importantes para a saúde pública do estado”, afirma Limberger.

De acordo com a diretora-presidente da FUNSAU (Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul), médica Marielle Alves Corrêa Esgalha, “a reestruturação do CIHDOTT é parte de um esforço contínuo para melhorar o atendimento à população e reforçar o compromisso do HRMS e do governo estadual com a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos”.

A reestruturação da Comissão também busca ampliar a disseminação de informações sobre a doação de órgãos. “Quanto mais pessoas conseguirmos sensibilizar sobre a importância da doação de órgãos, ampliamos a possibilidade daqueles pacientes que aguardam por um órgão de, enfim, vivenciar o momento do transplante. Nossa ideia é que todos sejam replicadores de informações sobre esse assunto. Por isso, a CIHDOTT vai investir na educação continuada e em ações com a comunidade, ao longo deste ano”, ressalta Marielle.

 

Fonte: https://agenciadenoticias.ms.gov.br/hospital-regional-de-mato-grosso-do-sul-realiza-primeira-captacao-de-orgaos-do-ano/

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *