- dezembro 23, 2022
Foco no comportamento do consumidor motiva investimentos em inovação e exclusividade na perfumaria
Há mais de 25 anos no Grupo Boticário, César Veiga assume como primeiro perfumista para liderar estudos de fragrâncias, suas composições e tendências
Muitas vezes, a perfumaria é tratada como algo puramente estético, no entanto, não é nisso que o Grupo Boticário acredita. Para a empresa que tem grande expertise em fragrâncias, principalmente pela história de sua primeira marca, O Boticário, que tem seu carro chefe exatamente nesse segmento, os aromas transcendem a moda e adentram o universo do bem-estar. E é com esse foco que o Grupo comunica seu novo e primeiro perfumista da história, César Veiga. A partir de agora, as marcas que já vêm investindo em inovação e estudos aprofundados, como é o caso do Centro de Pesquisas do Olfato – CPO, dão mais um passo na direção de entender as necessidades da sociedade e do consumidor.
Há mais de 25 anos no ecossistema de beleza e com experiência como especialista em Avaliação de Fragrâncias – Núcleo de Inteligência Olfativa do Boticário, César fez parte do desenvolvimento de grandes ícones da perfumaria do Grupo Boticário como Malbec, Egeo Dolce e Lily e das recentes inovações como a primeira fragrância do mundo desenvolvida com ajuda da Inteligência Artificial. Também participa de projetos com uso de neurociência e implementação do Centro de Pesquisa do Olfato – CPO, que é a área responsável por fomentar conhecimento no campo do olfato e sua relação com bem-estar e comportamento humano, gerando valor para a sociedade e para o negócio.
Com o novo cargo, César passa a atuar como perfumista das marcas do Grupo Boticário e trará um olhar, ainda maior, para tecnologia aliada ao desenvolvimento de pesquisas e estudos que levem para a antecipação de tendências e a novos caminhos olfativos produzidos no Laboratório Quintana, exclusivo do Grupo.
Para o perfumista, as fragrâncias são grandes meios de comunicação e “quando escolhemos uma, buscamos transmitir nossa personalidade, sentimentos e intenções, bem como, o poder de ajudar a balizar o emocional”. Um bom exemplo disso foi o período pandêmico pelo qual o planeta passou em 2020 e que ainda deixa resquícios, mas já sem tantas restrições. “No início da pandemia, quando estávamos em casa, ansiosos e preocupados, as pessoas procuraram aromas que remetessem à paz, tranquilidade e acolhimento. Não à toa, fragrâncias como Floratta in Blue e Free Hugs, foram tão procuradas”, lembra.
Agora o momento é outro. Segundo o César Veiga, com a volta às ruas, ao trabalho, aos bares e festas, a ideia é impactar. “Em 2023 é provável que tenhamos ainda mais eventos presenciais, o que nos mostra que para o próximo ano, fragrâncias marcantes e com maior difusão, que levem o consumidor ao lugar do lúdico, divertido, sedutor, e que promovam a sensação de aproximar e o calor de um abraço tendem a ganhar as ruas, como é o caso das linhas Malbec, Eudora e Glamour ”, afirma.
Para tanto, é preciso que cada vez mais, as marcas se dediquem em estudos e pesquisas aprofundadas que mostrem esses movimentos e busquem soluções exclusivas. “Estamos empenhados em avançar na construção de matérias-primas proprietárias, isto é, exclusivas, com a identificação de aromas únicos, sempre com um olhar na sustentabilidade e inovação, trazendo aquele toque secreto de sedução e encantamento, assim como algumas das icônicas fragrâncias O Boticário: Lily, Malbec e Coffee”, afirma.
O perfumista diz ainda que trabalhar profundamente as novas matérias-primas proprietárias, validando os novos olfativos das marcas do Grupo Boticário e vislumbrar o futuro é o seu principal desafio daqui em diante. “Mas é muito mais que isso. Trabalharemos em 2023 o laboratório interno de desenvolvimento de novos olfativos, sempre com olhar para a cadeia como um todo e para o aprimoramento da sustentabilidade de nossas fórmulas. Em parceria com as casas de fragrâncias espalhadas pelo mundo, vamos trazer novidades para encantar nossos consumidores e contribuir para marcar momentos inesquecíveis de suas memórias olfativas. Estou muito animado. Amo o que faço e me conecto com o propósito do Boticário e que também se faz presente em todo grupo: o amor”, finaliza.
Quem é César Veiga
Formado em Farmácia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR, César começou sua trajetória no Grupo Boticário em 1996, como estagiário na marca Boticário. Ocupou também o cargo de expert em Fragrâncias do Grupo Boticário. Com mais de duas décadas de atuação, o profissional, que começou sua carreira trabalhando na área da saúde fazendo análises clínicas, desde cedo descobriu que a química dos cheiros o encantava e essa paixão é selada agora com a formação como perfumista, investimento do Grupo Boticário no profissional e na área de fragrâncias já tradicional das marcas.
Sobre o Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba/PR, e tem hoje a maior rede franqueada** do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países.
O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos -, não realiza testes em animais.
***Previsibilidade ou projeção. Prática que visa definir uma estimativa dos resultados de uma empresa.Fontes: *Kantar, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2021. Total no Brasil: 2.000 lares. **Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2021.
Sobre o Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é brasileiro, multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice? BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web, O.U.I e Dr. JONES, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São 14 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de quatro mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, o Grupo tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 45 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. O Grupo atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Mais informações em www.grupoboticario.com.br
Liane dos Santos Pereira
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