BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • abril 6, 2025

Final do Estadual vale soberania dos times da capital contra a redenção do interior

Final do Estadual vale soberania dos times da capital contra a redenção do interior

Uma década de títulos. Esse é o tempo que separa as conquistas dos clubes de Campo Grande das equipes do interior no Campeonato Sul-Mato-Grossense. Em 46 edições do Estadual, foram 28 troféus levantados pela capital, contra 18 do interior.

A decisão entre Ivinhema e Operário, nesse domingo (06), vai mexer nessa balança. No duelo direto, o Galo tem 13 títulos na estante, sendo o maior campeão estadual. Já o Azulão do Vale tem apenas um troféu, conquistado em 2008.

Depois de vencer o jogo de ida, por 1 a 0, em casa, o atual campeão tem a vantagem do empate para chegar ao bicampeonato, enquanto o Ivinhema precisa de uma vitória por dois ou mais gols de vantagem para ficar com o título.

Em 2024, o Operário superou o Dourados para erguer o 13º troféu, também sob o comando de Leocir Dall’Astra, técnico da atual temporada.

O mesmo se repete no Azulão, Douglas Ricardo foi o professor do histórico título em julho de 2008. Vitória por 2 a 0 em cima do Misto, no Estádio Madrugadão, em Três Lagoas.

No retrospecto, os últimos cinco anos de Sul-Mato-Grossense foram bem divididos, sendo três taças para o interior (Costa Rica em 2023 e 2021; Águia Negra em 2020) e duas para a capital (Operário em 2024 e 2022).

A melhor sequência de títulos, fora da hegemonia campo-grandense, foi entre 2006 a 2009. Sendo o Águia Negra o maior campeão, com quatro títulos.

  • 2006 – Coxim
  • 2007 – Águia Negra
  • 2008 – Ivinhema
  • 2009 – Naviraí

No interior, dez clubes diferentes já levantaram o caneco, são eles: Sete de Dourados, Coxim, Nova Andradina, Ivinhema e Narivaiense, uma vez cada; Costa Rica, Corumbaense e Chapadão, duas vezes cada; Ubiratan, três vezes; e Águia Negra, 4 vezes.

Dourados e Rio Brilhantes são os dois municípios com mais títulos, quatro para cada lado, seguidos por Chapadão do Sul, Corumbá e Costa Rica, com dois.

Dentro de Campo Grande, o CENE, que já não faz mais parte da competição, tem seis títulos na história. O duelo mais forte segue entre Comercial e Operário, são 22 troféus entre os protagonistas do clássico Comerário, nove para o colorado.

Ivinhema e Operário definem quem fica com o título deste ano nesse domingo (06), no Estádio Saraivão, às 17h. A partida terá transmissão ao vivo no ge.globo/ms (clique aqui para acessar).

Fonte: https://ge.globo.com/ms/futebol/campeonato-sul-mato-grossense/noticia/2025/04/03/final-do-estadual-vale-soberania-dos-times-da-capital-contra-a-redencao-do-interior.ghtml

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *