- outubro 21, 2022
Escolas públicas batem colégios privados na olimpíada digital de matemática no Brasil
Destinado aos estudantes de 4 a 12 anos, torneio contou com a participação de 3,3 mil instituições de ensino no País e mais de 32 milhões de problemas resolvidos
Dos dez colégios com maior desempenho, nove são oriundos da administração pública, sendo que a única escola privada ficou na nona colocação.
Outubro de 2022 – As escolas públicas no Brasil são as grandes campeãs da última edição das olimpíadas digitais de matemática, realizadas no último mês em odo o País dentro de uma plataforma de jogos matemáticos (gamificação), que é utilizada na grade curricular de milhares de instituições de ensino no território nacional. Dos dez colégios com maior desempenho, nove são oriundos da administração pública, sendo que a única escola privada ficou na nona colocação.
O torneio, promovido pela startup internacional Matific, com o apoio da Microsoft e Fundação Telefônica Vivo, foi destinado a alunos do Ensino Infantil e do Fundamental, e contou com a adesão de 3,3 mil colégios e 201 mil estudantes. Em cinco dias de competição na plataforma, os participantes resolveram mais de 32 milhões de problemas propostos.
A primeira colocada na competição é a Escola Municipal Professor Claudio Brandão, de Belo Horizonte (MG), seguida por mais duas instituições mineiras, a Escola Pública Cora Coralina, também da capital, na segunda posição, e a Escola Municipal São Judas Tadeu, de Uberaba (MG), na terceira colocação (veja ranking abaixo).
A proposta dos organizadores é oferecer todos os anos uma competição saudável que inspire as crianças a resolver problemas, aprender e a criar soluções, além de ser uma oportunidade valiosa para fomentar o interesse pela matemática nos alunos. “Na edição deste ano, em particular, o torneio também serviu para a redução da desfasagem escolar causada pela pandemia e para a diminuição da ansiedade em relação à matemática”, explica Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil.
“Com o avanço da internet e as tecnologias de escala e baixo custo, abre-se um caminho sustentável para o avanço do ensino de qualidade no Brasil, sobretudo para os estudantes e as crianças, os chamados ‘nativos digitais’”, acrescenta.
O sistema de gamificação da Matific já é adotado em 60 países, com milhões de alunos ao redor do mundo e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia. No Brasil, a plataforma de jogos matemáticos é utilizada na grade curricular de cerca de 8 mil colégios públicos e privados.
Vencedores das Olimpíadas Digitais de Matemática
1 > (Pública) Escola Municipal Professor Claudio Brandao >> Belo Horizonte – MG
2 > (Pública) Cora Coralina >> Belo Horizonte – MG
3 > (Pública) Escola Municipal São Judas Tadeu >> Uberaba – MG
4 > (Pública) Nova Esperança, C E-Ef M >> Dois Vizinhos – PR
5 > (Privada) Instituto Educacional Maria Madalena Ltda. >> Tutóia – MA
6 > (Púbica) Escola Municipal De Educação Básica Santa Terezinha >> Coruripe – AL
7 > (Pública) DALILA AYRES E M PROFA EI EF >> Castro – PR
8 > (Pública) Antonio Laureano Da Cunha Filho >> Santo Antônio da Patrulha – RS
9 > (Privada) Centro Escolar Educare – Tutóia – MA
10 > (Pública) Ebm Prof. Carlos Doetsch – São Bento do Sul – SC
Sobre a Matific (https://www.matific.com/bra/pt-br/home)
A Matific é uma startup internacional que desenvolveu um premiado sistema educacional de matemática, projetado por uma equipe de especialistas e professores de matemática, engenheiros de software e desenvolvedores de jogos. A pedagogia é baseada no trabalho do professor Raz Kupferman da Universidade Hebraica (Hebrew University) em Jerusalém, e do professor Shimon Schocken do Centro Interdisciplinar de Herzelia. O sistema Matific é adotado em mais de 60 países, com milhões de alunos, três milhões de jogos executados por mês e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia.