- novembro 10, 2022
ERRATA: Cineasta campo-grandense é selecionada na 5ª edição da Mostra Sesc de Cinema
A Mostra Sesc de Cinema – Panorama Mato Grosso do Sul começa nesta quarta-feira, dia 9 de novembro e exibirá filmes sul-mato-grossenses, selecionados no concurso nacional do Sesc. Dentre as obras audiovisuais está o curta-metragem de animação stopmotion da cineasta campo-grandense Gabi Dias, a ficção “Onça Contemporânea”.
A protagonista da história é uma onça artista que decide partir do Pantanal para a cidade grande buscando conscientizar através da sua arte. A onça garimpa roupas e materiais em desuso e a partir deles, cria novas e inusitadas peças. Com o intuito de conscientizar que quanto mais consumimos de forma impensada, mais lixo produzimos e mais poluímos o planeta. Pensar em maneiras criativas de reaproveitar peças que já possuímos. Para apresentar suas criações, a onça realiza ensaios de moda, fashion filmes e instalações de arte em que os visitantes podem customizar suas peças, com os materiais disponíveis. O filme apresenta também alguns pontos turísticos da cidade em seus ensaios, como o Aquário do Pantanal, quando ainda estava em construção, o Trem do Pantanal, onde a onça artista faz uma instalação com a sua coleção upcycle, além de lançar uma cadeira de balanço feita de orelhão. O ponto alto do filme, segundo Gabi, é o evento que a onça realiza no MARCO (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul), onde ela cria o Fashion Revolution Experience – ensaio de moda ao vivo com fotógrafos e modelos voluntários convocados pela internet – para o Movimento Fashion Revolution, movimento global sem fins lucrativos, que cobra das indústria da moda responsabilidade com o descarte de lixo de sua produção, bem como as condições de trabalho de seus funcionários.
O filme foi lançado com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e financiado com recurso da Lei Federal Aldir Blanc 2021 e já ganhou seu primeiro laurel do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, e em seguida, foi selecionado pelo MICA – Mostra Itinerante de Cinema Ambiental, juntamente com o filme Pantanal Contemporâneo, que antecede ele. A cineasta independente apoia iniciativas como a do Sesc onde os produtores audiovisuais podem inscrever seus filmes e concorrerem com todo o Brasil, pois ela acredita que “o Estado tem tanto potencial como qualquer outro do país.” Foram escritas 1609 obras audiovisuais de todo o Brasil, e o curta “Onça Contemporânea” ganhou o prêmio de Destaque Regional. A exibição da Mostra Panorama Regional começa nesta quarta-feira (9), às 19 horas, no Sesc Cultura, localizado na Avenida Afonso Pena, 2270.
—
Thiago Gonçalves Santos DRT n°723/MS