BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • junho 9, 2023

Entidade mundial realiza testes para identificar superinteligentes em 11 cidades brasileiras

Entidade mundial realiza testes para identificar superinteligentes em 11 cidades brasileiras

Associação Mensa Brasil promove testes nos dias 10, 17 e 24 deste mês para identificar pessoas com inteligência muito acima da média em Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB) neste sábado (10/6), com nova rodada no dia 17/6 em Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP) e Timóteo (MG), além de São José dos Campos no dia 24/6

Exames são destinados às pessoas com 17 anos ou mais e que estejam cursando ou que tenham cursado o ensino superior

Junho de 2023 – A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País e representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, está intensificando ações para identificar pessoas com inteligência muito acima da média, popularmente chamadas de “superinteligentes”.

A entidade promove nos dias 10/6, 17/6 e 24/6 rodadas de testes de admissão, com avaliação de quociente de inteligência (QI), em 11 cidades brasileiras: Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB) neste sábado (10/6), com nova avaliações no dia 17 deste mês em Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), São Paulo (SP) e Timóteo (MG), além de São José dos Campos no dia 24/6.

As avaliações são destinadas às pessoas com 17 anos ou mais e que estejam cursando ou que tenham cursado o ensino superior. O local e horário do teste são informados de maneira individual e privada aos inscritos. Os testes são feitos de forma presencial, com o acompanhamento de um profissional de psicologia, conforme diretrizes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Mensa Brasil, o tema das altas capacidades cognitivas é de suma importância para o País. “A inteligência é ferramenta cada vez mais estratégica para o desenvolvimento e a evolução da sociedade, em todos os campos da vida humana. Por isso, precisamos identificá-la e fomentá-la no Brasil. Com isso, poderemos melhor aproveitar essas capacidades, em benefício dos indivíduos e da humanidade”, explica Sauaia.

“Trazer esse tema para a agenda nacional é fundamental para pessoas com alta inteligência, ao proporcionar ambientes que ajudem no desenvolvimento de suas habilidades e potenciais, muitas vezes desconhecidos pelas próprias pessoas, por seus familiares, seus professores e seus colegas de trabalho”, observa Sauaia.

Atualmente, a entidade possui 2,6 mil brasileiros superinteligentes identificados no território nacional. Segundo mapeamento, o estado de São Paulo lidera o ranking, com 1226 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 298 pessoas, Minas Gerais, com 209, Paraná, com 193, e Rio Grande do Sul, com 115.

Potência intelectual adormecida

Na avaliação de Sauaia, o Brasil é uma potência intelectual ainda adormecida e subaproveitada. “Temos uma das maiores populações do planeta. Cerca de 2% dos habitantes do País podem apresentar sinais de altas habilidades, com um QI muito acima da média. Porém, ainda não há um mapeamento organizado e abrangente destes indivíduos. Também faltam programas e políticas públicas adequadas para apoiá-los a se desenvolver e contribuir com o avanço da nossa sociedade. Estamos desperdiçando talentos preciosos para o Brasil”, alerta Sauaia.

“Por isso, nossa entidade está comprometida em aumentar o conhecimento da população sobre o tema, ampliar a identificação de pessoas com alto QI e criar um ambiente positivo para que possam interagir e se desenvolver”, reforça Sauaia.

Um dos principais mitos sobre pessoas superinteligentes é de que se trata de um grupo homogêneo, com personalidades e históricos parecidos. Em realidade, o alto QI está presente em diferentes etnias, gêneros, classes sociais, níveis de escolaridade, situações econômicas e em personalidades com as mais variadas visões de mundo. “Isso faz da nossa entidade um ambiente muito diverso, dinâmico e inclusivo”, comenta Sauaia. A Associação Mensa Brasil tem levantado dados e informações, para ajudar a traçar um perfil dos superinteligentes no Brasil.

Serviço

Teste de admissão e avaliação de alto QI da Associação Mensa Brasil

Data: 10 de junho de 2023

Belo Horizonte (MG)
Campinas (SP)
Fortaleza (CE)
João Pessoa (PB)

Data: 17 de junho de 2023

Brasília (DF)
Curitiba (PR)
Porto Alegre (RS)
Recife (PE)
Ribeirão Preto (SP)
São Paulo (SP)
Timóteo (MG)

Data: 27 de junho de 2023

São José dos Campos (SP)

Para inscrições, acesse o website: https://mensa.org.br/admissao/ ou entre em contato pelo e-mail testes@mensa.org.br

Sobre a Associação Mensa Brasil

Fundada em 2002, a Associação Mensa Brasil é a afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo. Ela congrega pessoas com altas capacidades intelectuais, tendo como único requisito de ingresso possuir QI acima de 98% da população em geral, comprovado por teste referendado de inteligência. A entidade coordena, representa e mobiliza seus associados, com foco em três objetivos principais: (i) identificar e promover a inteligência humana em benefício da humanidade; (ii) estimular pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência; e (iii) prover um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus associados.

Sobre a Mensa Internacional

Fundada em 1946, no Reino Unido, a Mensa Internacional é a maior, mais antiga e mais prestigiada organização de alto QI do mundo. Foi criada com o objetivo de promover a inteligência como ferramenta estratégica para o desenvolvimento e a evolução da humanidade. A palavra Mensa significa “mesa”, em Latim, em referência à natureza de mesa-redonda da organização, representando a união de iguais, impendentemente de características como etnia, cor, credo, nacionalidade, idade, visão política, histórico educacional ou socioeconômico.

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *