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  • maio 18, 2023

Curso de Jogos Digitais do IFMS recebe nota máxima do MEC

Curso de Jogos Digitais do IFMS recebe nota máxima do MEC

Conceito 5 foi obtido após avaliação do curso superior de tecnologia realizada pelo Ministério da Educação no início do mês

 

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) teve neste mês mais um curso de graduação avaliado com o conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC).

O conceito 5 foi obtido pelo curso superior de tecnologia em Jogos Digitais do Campus Dourados, após avaliação presencial realizada entre os dias 3 e 5 de maio por representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Como ressalta o diretor de Graduação do IFMS, Rodrigo Cardoso, o conceito máximo recebido é resultado de um trabalho institucional desenvolvido, que tem início bem antes da avaliação em si.

“Em processos de avaliação externa de cursos, a Diretoria de Graduação tem realizado um trabalho de assessoria técnica, prestando suporte à coordenação de curso, desde o entendimento do processo avaliativo, passando pelas providências documentais e estruturais, a sensibilização da comunidade acadêmica, até o acompanhamento dos resultados”, explica o diretor.

Especificamente no caso de Jogos Digitais, o trabalho com o Campus Dourados começou há mais de um ano.

“Temos trabalhado em parceria com a coordenação do curso desde março de 2022, quando realizamos uma visita presencial ao campus. A prática adotada pela Diretoria de Graduação prevê um preparo do coordenador quanto ao que está previsto no processo avaliativo, além da necessidade de engajamento de toda a comunidade acadêmica do curso – estudantes, professores e servidores técnico-administrativos”, aponta Cardoso.

O coordenador do curso, professor Rodrigo Devigo, enumera como principais fatores para o conceito máximo as salas de aula inovadoras, as ferramentas utilizadas por professores e estudantes do curso – como mesa digitalizadora, instrumentos musicais e softwares alinhados com a indústria – o planejamento de capacitação dos docentes alinhado a elementos identificados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e Avaliação do Docente pelo Discente (ADD).

Ainda, a atuação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) alinhada com a indústria, a comunicação com a comunidade acadêmica, além da realização de eventos institucionais com ações do curso de Jogos Digitais.

“Esse conceito cinco é a prova do empenho, por parte dos docentes, técnicos-administrativos e estudantes, mostrando a excelência do ensino ofertado em nossa instituição. No Brasil, outros dois Institutos Federais ofertam esse curso no nível de graduação, na Bahia e Rio de Janeiro, e o IFMS está com o maior conceito do MEC. O curso é inovador para nossa região, e pode criar um nicho bem legal aqui”, opina o coordenador.

Devigo ressalta a importância das chamadas salas de aula inovadoras, como o Gamelab. “É o laboratório de experimentação e realização de estágios. Começou a ser implantado neste ano, mas já tem várias máquinas boas, a parede toda é de lousa, os alunos escrevem nelas, discutem, fazem brainstorming “.

Além do laboratório, outros espaços importantes no Campus Dourados para o desenvolvimento das atividades do curso são o IFMaker e a TecnoIF.

“São espaços em que os estudantes têm a oportunidade de desenvolver projetos. Na TecnoIF, o aluno pode buscar ajuda caso tenho algum projeto inovador ou queira abrir uma empresa. Ja o IFMaker, nós utilizamos para fazer protótipos de jogos de tabuleiro, na disciplina de game design, antes mesmo de os estudantes começarem a programar qualquer jogo”.

  

Gamelab é um dos espaços inovadores utilizados para atividades do curso – Foto: Rodrigo Devigo; Estudantes podem procurar a TecnoIF para receber orientações quanto à abertura de empresas – Foto: Rodrigo Devigo; IFMaker também é um dos espaços de destaque no campus, segundo coordenador – Foto: Rodrigo Devigo; Campus Dourados está com incrições abertas para 40 vagas no curso de Jogos Digitais – Foto: Ascom/IFMS

Curso em evolução – João Marcos Troquez, 21, está no penúltimo semestre de Jogos Digitais. Ele é aluno do IFMS desde a inauguração do Campus Dourados, quando entrou na primeira turma do curso técnico integrado em Informática para Internet.

Atualmente, João cursa um semestre na Licenciatura em Design de Jogos Digitais do Campus Mirandela do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, graças a um programa de mobilidade internacional para o qual foi selecionado pelo IFMS. O retorno ao Brasil está marcado para o fim de julho.

“Sou da segunda turma de Jogos Digitais então acompanhei a evolução dele, passei até pelo ensino remoto durante a pandemia, e acho que o curso está agora na melhor fase. A coordenação está de parabéns! A parte que mais gosto são os professores, que se esforçam para passar o conteúdo, que é muito amplo e prático.

O estudante reforça que esse caráter prático da graduação do Instituto Federal é um dos melhores aspectos.

“O curso traz muitas oportunidades, além das aulas, dos trabalhos, nós temos eventos como as game jams [em que equipes têm um tempo determinado para desenvolver um jogo]nos quais podemos colocar em prática o que aprendemos. Também há eventos específicos criados pelo próprio IFMS, como o Gamefica”.

Sobre a experiência em Portugal, o estudante acredita que pode abrir muitas portas para o futuro.

“Essa é uma oportunidade incrível que o IFMS me proporcionou. Conhecer o pessoal da área, poder observar as similaridades e as diferenças entre os cursos daqui e do Brasil. Também já participei de eventos e feira de empregos, podendo conhecer várias empresas. Fora isso, conhecer um país e uma cultura diferentes é muito legal”, avalia.

Relatório – Para a avaliação realizada, os critérios abrangem as três dimensões previstas no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do MEC: organização didático-pedagógica, corpo docente, e tutorial e infraestrutura.

De acordo com o Relatório da Avaliação, na Dimensão 1 (Organização didático-pedagógica) receberam o conceito 5 fatores como: Objetivos do curso, Perfil profissional do egresso, Estrutura curricular, Conteúdos curriculares, Estágio curricular supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Apoio ao discente, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem e Número de vagas.

Já em relação ao Corpo Docente e Tutorial, o conceito máximo foi dado para a grande maioria dos aspectos avaliados, entre eles, o Núcleo Docente Estruturante (NDE), Atuação do coordenador, Regime de trabalho do coordenador de curso, Corpo docente, Regime de trabalho do corpo docente do curso, Experiência profissional do docente, Experiência no exercício da docência superior e Produção científica, cultural, artística ou tecnológica.

A Infraestrutura do curso também foi muito bem avaliada, principalmente no que se refere ao Espaço de trabalho para docentes em tempo integral, Sala coletiva de professores, Salas de aula, Acesso dos alunos a equipamentos de informática, Bibliografias básica e complementar por Unidade Curricular e Laboratórios didáticos de formação específica.

Outros cursos avaliados – Neste mês, outras duas graduações do IFMS obtiveram o conceito máximo do MEC: o bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, ofertado no Campus Jardim, e a Engenharia de Controle e Automação, oferecida no Campus Três Lagoas.

Antes deles, o primeiro a obter conceito máximo na avaliação do MEC foi a licenciatura em Computação do Campus Jardim, cujo relatório foi divulgado em dezembro do ano passado.

“Essa sequência de quatro conceitos 5 na graduação do IFMS demonstra total sintonia entre os coordenadores dos cursos nos campi e a Pró-Reitoria de Ensino, que realizou uma série de ações específicas no sentido de orientá-los para receber os avaliadores do MEC”, ressalta a reitora Elaine Cassiano.

A gestora máxima da instituição também aponta outro fator que contribuiu para as avaliações máximas.

“Outro ponto que merece destaque é a criação da Coordenação das Bibliotecas, que tem dado um suporte fundamental durante as avaliações. E quem ganha com esse trabalho conjunto são os estudantes, com graduações de excelente qualidade”, finaliza Elaine.

O trabalho em equipe também é ressaltado pelo diretor de Graduação do IFMS, Rodrigo Cardoso.

“Os excelentes conceitos são reflexo do trabalho em equipe desenvolvido, desde o apoio da Reitoria na capacitação e aperfeiçoamento da Diretoria de Graduação, quanto da gestão dos campi pelo trabalho de apoio ao coordenador do curso junto à comunidade acadêmica, uma vez que, dada a abrangência da avaliação realizada pelo MEC, cada atributo dos campi e dos cursos contribui para este resultado, como laboratórios, bibliotecas, acessibilidade, atendimento ao discente, programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação”.

Outros cursos da instituição também passaram por avaliação, recentemente, e obtiveram bons resultados. Foi o caso da Engenharia de Computação, ofertada em Três Lagoas, e da Agronomia, oferecida em Naviraí, que obtiveram conceito 4.

Mais informações sobre os cursos oferecidos pelo IFMS podem ser obtidas na página Graduação.

Vagas abertas – Quem pretende ingressar no curso de Jogos Digitais no Campus Dourados ou em outras opções de graduação ofertadas pelo IFMS, pode se inscrever na seleção aberta com 760 vagas para ingresso no segundo semestre.

Os interessados devem ter concluído o ensino médio ou equivalente e ter participado da edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com nota acima de zero na prova de redação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 22 de maio, pela Página do Candidato da Central de Seleção, onde também está publicado o edital de abertura com todas as regras do processo seletivo.

Texto originalmente publicado em: https://www.ifms.edu.br/noticias/2023/curso-de-jogos-digitais-recebe-nota-maxima-do-mec

Assessoria de Comunicação Social do IFMS
Laura Silveira
17/05/2023
E-mail: ascom@ifms.edu.br
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