- novembro 12, 2022
Contagem regressiva para o 29º Congresso da ABERT
Profissionais do rádio e da televisão de todo o país estarão em Brasília, na próxima semana, para participar do maior evento brasileiro do setor. Com o tema “Rádio e Televisão: para todo mundo, em todo lugar, o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão reunirá, nos dias 16 e 17 de novembro, importantes personalidades e especialistas em rádio, TV e comunicação, nacionais e internacionais, em painéis que debaterão, entre outros temas, o cenário de concorrência e as perspectivas da radiodifusão, a importância do jornalismo profissional e o humor como meio de divulgação de ideias e opiniões.
A cerimônia de abertura, na noite da quarta-feira (16), terá a presença de autoridades brasileiras e estrangeiras e a entrega das medalhas do Mérito da Radiodifusão e Assis Chateaubriand aos profissionais que contribuem ou contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da radiodifusão brasileira.
Após a solenidade de abertura, haverá um coquetel festivo com show do cantor e compositor Mumuzinho.
Na quinta-feira (17), o dia será repleto de debates sobre o setor. A partir das 9h, o vice-presidente da National Association of Broadcasters (NAB), Patrick McFadden, abrirá o encontro com a palestra magna “As barreiras e assimetrias regulatórias no ambiente de mídia”.
Em seguida, McFadden participará de painel sobre o mesmo tema e apresentará um panorama da questão nos Estados Unidos e como assegurar uma concorrência equilibrada entre a radiodifusão e as gigantes de tecnologia. Participarão do painel, o presidente da AIR, o argentino Eugenio Sosa, o vice-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, e o conselheiro da Autoridade Nacional de Comunicações de Portugal (Anacom), Sandro Mendonça.
O painel comemorativo “100 anos do rádio: contando e encantando o Brasil” terá como palestrantes os jornalistas e radialistas Eduardo Oinegue (BandNews/FM) e Milton Jung (CBN), além de Roberto Araújo (CEO do Grupo Jovem Pan).
Na parte da tarde, o painel “O jornalismo profissional a bem da verdade” terá a participação dos jornalistas Ricardo Villela (diretor-executivo de Jornalismo da Globo), Rodolfo Schneider (diretor-executivo de Jornalismo da Band) e José Occhiuso (diretor nacional de Jornalismo do SBT). Em debate, a credibilidade e a relevância do jornalismo profissional diante da transformação da sociedade e da indústria de mídia e as mudanças implementadas na rotina das redações jornalísticas para adequação a essa nova realidade e à dinâmica da informação.
O painel sobre “A transformação tecnológica e as mudanças de hábitos na indústria de mídia” terá como palestrantes Melissa Vogel (CEO da Kantar IBOPE Media), Luis Bonilauri (diretor-executivo da Accenture) e Fabrício Proti (gerente-geral da ViacomCBS/Brasil).
Para a palestra de encerramento “Rádio e TV: o humor nosso de cada dia”, foram convidados Tatola Godas (apresentador/Band), Mhel Marrer (atriz/SBT) e Samantha Schmutz (atriz/Globo).
No coquetel de encerramento, está confirmada a participação da DJ Gabriella Buzzi.
A programação completa e as inscrições estão no site congressoabert.org.br
Aplicativo Rádio ABERT transmitirá programação do 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão
A solenidade de abertura do 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, na quarta-feira (16), assim como os painéis e atrações do maior evento nacional de radiodifusão, no dia 17, poderão ser acompanhados ao vivo pelo aplicativo Rádio ABERT.
Desenvolvido pela Access Informática, empresa que programa sistemas de gestão, automação e aplicativos para emissoras de rádio, o app Rádio ABERT já está disponível para download gratuito em smartphones Android e iOS.
Não perca esta oportunidade! Muitas atrações estão a caminho!
Encontro na Argentina debate liberdade de expressão e violência contra jornalistas
O Conselho Diretor da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) debateu, nesta semana, em Buenos Aires, na Argentina, a situação da liberdade de expressão e violência contra jornalistas em países das três Américas.
Na ocasião, a AIR aprovou o relatório de atividades e a realização de um seminário sobre fake news e a questão da assimetria regulatória entre veículos de comunicação e gigantes da tecnologia.
Participaram da reunião o presidente da ABERT e vice-presidente da AIR, Flávio Lara Resende, o presidente da AIR, Eugenio Sosa e os conselheiros da AIR, Paulo Tonet Camargo e Roberto Franco.
Nesta sexta-feira (11), representantes das agências reguladoras de telecomunicações do Chile, Uruguai, Colômbia, República Dominicana, Brasil e Argentina apresentaram as experiências de regulação das plataformas digitais em seus países.
“Trabalhei na construção da banda larga e internet antes de vir para a radiodifusão. E hoje, depois de 6 anos, trabalhando na radiodifusão, posso afirmar que as televisões e rádios são os que pautam a internet”, afirmou o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Max Martinhão.
Prazo para solicitar parcelamento de pagamento de débitos vencidos termina dia 16 As emissoras de rádio e TV em débito com o Ministério das Comunicações (MCom) têm até a próxima quarta-feira (16) para solicitar o parcelamento de preço público de outorga. Até lá, é possível fazer o pedido sem que haja inscrição no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), na dívida ativa ou penalidades sejam aplicadas. O prazo se aplica apenas a boletos já vencidos, e durante o período de 30 dias os juros e mora serão contabilizados normalmente. Em caso de prestações a vencer, o que vale é o prazo impresso no boleto. Além disso, se ainda não houve a emissão de boleto, não há necessidade de solicitar o parcelamento neste prazo de 30 dias. Podem demandar o parcelamento pessoas jurídicas vencedoras de licitação de outorga para o serviço de rádio ou TV; entidades que estejam adaptando a outorga do serviço de radiodifusão sonora em ondas médias (OM) para frequência modulada (FM); ou aquelas que estejam alterando características técnicas de operação da estação — aumento de potência ou alteração do local de instalação para fora do município de outorga. Quem já solicitou e teve o pedido deferido não precisa solicitar novamente. O texto segue orientações da Lei nº 14.351/22, que instituiu o Programa Internet Brasil, e do Decreto 11.210/22, que adequou o Regulamento dos Serviços de Radiodifusão e alterou regras para o parcelamento de preços públicos de radiodifusão. A nova legislação não prevê mais a apresentação de garantias em qualquer caso. O prazo máximo para parcelamento é de 10 anos para rádios e de 15 anos para TVs. Fonte: MCom |
---|