- março 3, 2023
Comandante do 2° pelotão da PMA de Aquidauana fala na IND FM sobre regras de pesca
Ontem (02), no Programa A Hora da Verdade na IND FM 90.9, apresentado pelo radialista Kleber Gaeta, que vai ao ar de segunda a sexta-feira das 11h00 às 12h00 entrevistou o comandante do 2° pelotão da Policia Militar Ambiental de Aquidauana Tenente Pereira.
Vários assuntos foram abordados em relação a carteira de pesca amadora e pesca profissional, a cota de captura de pescado e as medidas permitidas para captura.
O Tenente Pereira disse que a pesca abriu desde dia 01 em vários rios do Estado de MS, terminando o período do defeso.
Contudo, a modalidade de pesca amadora e profissional existe regras que, se desrespeitadas, configuram crime ambiental e podem gerar punições semelhantes às do defeso.
Para evitar complicações, é necessário que todos que forem à pesca possuam carteira de pesca amadora embarcado ou desembarcado, respeitar a cota, que é, um exemplar mais cinco piranhas, e as medidas. Já as regras estão elencadas todas na Cartilha do Pescador, que pode ser baixada aqui.
Orientou também sobre os petrechos permitidos, uso de linha de mão, caniço simples e caniço com molinete ou carretilha. O pescador profissional tem os petrechos diferenciado para a captura mais fácil do pescado, como boia, anzol de galho e tarrafa.
Outras infrações citadas por Pereira incluem a captura de pescado com tamanho inferior ao permitido, ou a captura acima da medida máxima de alguns pescados, captura e abate de espécies com pesca proibida como o Dourado.
Foto : Subtenente Cuenca, Kleber Gaeta e Tenente Pereira
Fonte: http://aquidauananoticias.com.br/