- novembro 9, 2022
Cineasta campo-grandense é selecionada na 5ª edição da Mostra Sesc de Cinema Panorama MS
A 5ª edição da Mostra Sesc de Cinema Panorama MS selecionou o curta-metragem “Onça Contemporânea”, dirigido e produzido pela cineasta campo-grandense, Gabriela Dias. A exibição dos filmes começa nesta quarta-feira (9), às 19 horas, no Sesc Cultura, localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270. A obra conta a história de uma personagem fictícia, “a onça artista”, que luta para conscientizar a humanidade sobre os impactos negativos do consumo exagerado na moda.
A mostra de filmes pretende promover a difusão da produção cinematográfica nacional que não chega ao circuito comercial de exibição e contribuir com o campo audiovisual. Nesta edição, foram inscritas 1609 obras, sendo 20 delas aqui do Estado, com filmes de curta e média e longa metragem, entre documentários, videodança e filmes ficcionais.
Na categoria representante do estado no panorama nacional ficou “Pyru’ à – A flor do centro da terra”, curta narrado na língua Kaiowá e que retrata a história do Kunumi, um menino indígena que vai em busca do Pyru’à, a flor do seu umbigo, enterrada pela sua avó quando ainda recém-nascido.
Gabriela conta que utilizou em sua obra técnica de fotomontagem agregada ao stop motion. “Isso cria efeitos especiais que enaltecem a transformação da natureza sobre o ser humano”, afirma.
O curta “Onça Contemporânea – toda uma vida contemporânea”, é uma sequência do Pantanal Contemporâneo, também produzido e dirigido pela cineasta.
Um detalhe importante, segundo a criadora da onça fashionista, é que o curta menciona e aborda o movimento Fashion Revolution, sediado em Londres (UK), que vem transformando o modo de fazer moda no mundo, além de cobrar mais responsabilidade, ética e transparência em todos os processos na indústria da moda.
A cineasta ainda destaca que o Fashion Revolution ampliou a discussão no mundo da moda e mobiliza a indústria fashion em mais de 90 países sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e a diminuição do consumismo exacerbado.
“Não está nada na moda usar roupas que contribuam para a destruição do meio ambiente. A produção de tecidos, fibras e vestuário usados nesta indústria contribuem com diferentes formas de poluição, incluindo água, ar e solo”, protesta Gabi.
Biografia diretora
Gabriela Dias é artista visual. Em 2010 foi premiada no Salão de Arte de Mato Grosso do Sul com a videoinstalação “Caixinha de Música”. Ganhou o prêmio “Melhor Clipe do Ano Rock do Mato MTV”, em 2011, cuja animação foi veiculada nas MTV de Londres, Austrália e França. No ano de 2012 foi selecionada novamente no Salão de Artes de MS e apresentou sua vídeo-instalação “Entrelinhas” no MARCO. Com o mesmo filme foi finalista no Movimento HotSpot, festival nacional de criatividade que levou as obras para dez capitais do país. Participou do Cine Brasil, a convite da Fundação de Cultura de MS, no Centro Cultural Octávio Guizzo, em Campo Grande, MS. No mesmo ano foi convidada pelo Festival de Inverno de Bonito (FIB/2012) para exibir doze de seus curtas-metragem na Mostra Cine Arte. O curta “Casal Moderno” foi exibido no Festival de Vídeo Tela Digital, na TV Brasil. No Fest Cine Video América do Sul 2012 foi selecionada com o curta “Projeto Big Fun”. Em 2016 produziu o fashion film “Não era Amor no Aquário do Pantanal” para o Fashion Revolution. Em 2017 trouxe o evento internacional para o Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, com filmes do movimento, exposição e atividades com o público como ensaio de moda ao vivo, escambo e customização de roupas e objetos. Em 2021 lançou simultaneamente os curtas-metragens de animação surrealista “Pantanal Contemporâneo” e “Onça Contemporânea”, pela Lei de Incentivo Aldir Blanc 2020.
——————-
Informações Técnicas
ONÇA CONTEMPORÂNEA
Link: https://youtu.be/1ThAixH7X7A
Link Teaser: https://youtu.be/g33itX9PAp0
Cidade: Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Ano de produção: 2021
Duração: 9min
Gênero: Animação
Classificação: Livre
FICHA TÉCNICA
Roteiro: Gabriela Dias
Direção: Gabriela Dias
Direção de Arte: Gabriela Dias
Fotografia: Gabriela Dias, Leonardo França
Fotografia Still: Vânia Jucá
Fotografia e Participação Especial: Alexis Prappas
Participação Especial: Lucio Fonseca
Trilha Sonora: Leonardo Copetti
Atrizes: Gabriela Dias, Thaina Rodrigues, Viki Dória,
Gabriela Leite e Aline Arcângelo
Edição: Gabriela Dias
SINOPSE
O curta-metragem “Onça Contemporânea” conta a história de uma onça artista que busca conscientizar o mundo sobre os impactos do consumo exagerado na moda através de suas criações de arte contemporânea. A protagonista viaja pelo estado de Mato Grosso do Sul garimpando roupas e objetos a fim de reaproveitar o que seria descartado e transformar em novos produtos. Para apresentar suas peças ela cria instalações de arte e realiza ensaios e filmes de moda no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, no Trem do Pantanal, no Aquário do Pantanal e no Centro de Belas Artes, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
RELEASE
O curta-metragem de animação surrealista “Onça Contemporânea” foi produzido e dirigido de forma independente pela artista visual Gabriela Dias. Com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e financiado com recurso da Lei Federal Aldir Blanc, foi finalizado em 2021. O filme traz a discussão do consumo exagerado e o descarte de lixo no planeta.
A protagonista da história é uma onça artista que decide partir do Pantanal para a cidade grande buscando conscientizar através da sua arte. O curta mostra diversas peças feitas com materiais que seriam descartados e que se transformaram em novas e inusitadas obras de arte.
O Movimento Fashion Revolution, sediado na Capital do Reino Unido, Londres, que cobra da indústria da moda mais responsabilidade, ética e transparência em todos os processos, está devidamente representado no filme por meio de fashion film e evento realizado no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande. Cenas gravadas no atelier, parte da produção e os ensaios de moda mostram a ideia de repensar e reaproveitar materiais que seriam descartados no meio ambiente e ter uma nova e consciente forma de pensar o mundo e o consumo atual.