BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • março 1, 2024

Carrinho do WhatsApp fisga consumidores: pesquisa revela que 58% dos consumidores preferem canal para comprar

Carrinho do WhatsApp fisga consumidores: pesquisa revela que 58% dos consumidores preferem canal para comprar

Startup goiana Poli Digital realizou pesquisa e constatou que método de pagamento via Whatsapp é preferido no mercado e têm diminuído o abandono dos carrinhos de compras em e-commerces em mais de 30%

 

O cenário descrito a seguir é muito comum: os clientes visitam um site, escolhem os produtos e os adicionam ao carrinho, mas, por diversos motivos, abandonam a compra antes de efetuar o pagamento. Essas razões podem variar desde a falta de confiança na marca até custos elevados de envio, passando pela espera por recursos financeiros. Isso acontece com 78% dos consumidores, segundo estudo da Opinion Box.

Incentivar os clientes a finalizarem a compra dos produtos selecionados é um desafio para as empresas. Segundo Alberto Silva Filho, CEO da Poli Digital, especialista em gestão da comunicação, existem estratégias que podem auxiliar na recuperação de carrinhos abandonados e transformar potenciais vendas perdidas em conversões, contribuindo para o aumento da fidelidade do cliente.

O uso do WhatsApp como canal de venda é uma delas, visto que a ferramenta está presente em aproximadamente 99% dos dispositivos móveis no país. Um levantamento da Poli Digital revelou justamente isso: ao utilizar essa ferramenta, as empresas conseguem recuperar mais de 30% das compras abandonadas, o que não acontece em outros canais de venda.

“O WhatsApp continua uma ferramenta muito forte nas mãos dos consumidores porque proporciona agilidade e facilidade na comunicação entre as pessoas e se estende às interações com marcas e empresas, superando obstáculos na jornada de compra, aumentando a efetivação das vendas e fidelizando clientes”, esclarece o CEO da Poli Digital, que possui  integração com a API Oficial do WhatsApp, Facebook, Instagram e também integra Webchat de sites.

Alberto Silva Filho

Com a ferramenta, é possível utilizar estratégias de lembretes para que o consumidor não desista e para que a sua empresa melhore a experiência de compra do consumidor, seja por envio de notificação de desconto, entrega grátis ou gatilhos mentais que possam converter o interesse em vendas. “A chave é encontrar um equilíbrio entre recuperar vendas suficientes e ao mesmo tempo tentar não incomodar muitos de seus clientes”, completa o CEO.

Nessa jornada de compra, Alberto lembra que outra maneira de acelerar o processo de finalização de compra está no método de pagamento. Por isso, a empresa desenvolveu seu próprio gateway, o Poli Pay, que permite aos clientes realizar transações de forma segura, proporcionando uma experiência integrada aos usuários.

Com base em sua experiência, a empresa tem observado resultados positivos na utilização desse sistema. Enquanto apenas 22% dos consumidores que adicionam produtos ao carrinho optam por concluir a compra utilizando métodos convencionais, a taxa de pagamento para pedidos feitos através do Poli Pay alcança 58% dos consumidores, evidenciando uma clara preferência dos clientes por esse método de pagamento por meio de canais digitais. O resultado disso é o registro de mais de R$ 3,5 milhões em vendas transacionadas e mais de 1.100 clientes satisfeitos em todos os estados brasileiros.

“Os consumidores que utilizam a plataforma Poli Digital podem realizar vendas e receber pagamentos diretamente por meio da tela de chats por todos os canais digitais de comunicação: WhatsApp, Facebook, Instagram e Webchat.. Essa alternativa garante uma experiência mais conveniente, fluida e segura para os clientes. Isso resulta em oportunidades de aumentar as taxas de conversão em vendas e obter um maior controle sobre o estoque, aprimorando a experiência do consumidor,” disse o CEO da Poli Digital.

A empresa adota, além de uma estratégia de atração por meio do marketing, em ações focadas em remarketing, investindo na persuasão de potenciais clientes de que vale a pena finalizar a compra. “A maioria dos consumidores não realiza a compra à primeira vista, e o remarketing visa atrair esse cliente em potencial. Métodos como o envio de cupons e ofertas auxiliam nesse momento, gerando uma percepção de valor e reforçando a lembrança da marca”, destaca Alberto.

Mais informações: https://poli.digital/

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *