- julho 20, 2022
Boletim Agrometerológico

BOLETIM AGROMETEOROLÓGICO
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO
N-NE: São previstos acumulados de chuva entre 20 e 80 mm em RR, Norte do AP e no Noroeste do AM e do PA. Em TO, RO e na maior parte da região Nordeste, não são previstos volumes significativos de chuva, exceto na costa Leste, onde o tempo segue instável com acumulados que podem chegar aos 20 mm. O tempo seco favorecerá a maturação e colheita do milho 2ª safra. Entre SE, AL e BA, (SEALBA), os maiores acumulados de chuva são esperados em áreas de AL e SE, com menor intensidade na costa Leste da BA, e beneficiará os cultivos de 3ª safra.
CO: A permanência de uma massa de ar seco continuará impedindo a formação de nuvens de chuva, mantendo o tempo estável na região. Essa estabilidade favorece a maturação e colheita do milho 2ª safra, mas para o trigo, que se encontra em floração e enchimento de grãos, a baixa disponibilidade hídrica no solo restringirá áreas de cultivo sequeiro
SE: Há previsão de permanência de tempo seco para a região. Essa condição continuará beneficiando a qualidade das fibras de algodão e a secagem natural do milho 2ª safra, predominantemente em maturação em MG e SP. A baixa umidade do solo em algumas regiões irá restringir o enchimento de grãos de trigo sequeiro. O tempo seco continuará favorecendo a maturação e a colheita da cana-de-açúcar e do café.
S: São previstos acumulados de até 30 mm no início da semana devido a formação de muitas nuvens de chuva em SC. No PR e RS, a previsão é de chuvas irregulares e de volume reduzido. Apesar do tempo seco, o armazenamento de água no solo favorecerá a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de inverno na maior parte da região, além da maturação e da colheita do milho 2ª safra no PR. Há previsão de geada leve a moderada para a região.
A Previsão Agrometeorológica é para os dias 18 a 25/07/2022.
As informações do Boletim são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet),órgãos ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
>>> Ouça o Boletim na Rádio Mapa:
Spotify
Soundcloud