- dezembro 27, 2022
Boletim Agrometeorológico, a previsão do tempo para o produtor rural
N-NE: Há previsão de volumes de chuva maiores que 60 mm em grande parte da região Norte, com acumulados que podem ultrapassar 80 mm no AM, PA, AP e TO. Nas demais áreas da região Norte, no Sudoeste do PI e Oeste da BA, os volumes ficarão em torno de 30 mm, favorecendo a germinação, desenvolvimento e floração dos cultivos de primeira safra. No interior da região Nordeste, haverá predomínio de tempo seco.
CO: Estão previstos grandes volumes de chuva, maiores que 80 mm, e que podem ultrapassar 100 mm em grande parte de MT e áreas do Norte e Noroeste de GO. No Sul de GO e Norte de MS, os volumes não devem ultrapassar 60 mm. Nas demais áreas, os acumulados deverão ficar em torno de 30 mm. As condições serão favoráveis para o desenvolvimento, floração e enchimento de grãos dos cultivos de primeira safra, porém, insuficientes no Sudoeste de MS. Em algumas áreas de MT, as chuvas podem dificultar a perda de umidade dos grãos de soja que estão em ponto de colheita.
SE: Os maiores volumes de chuva deverão ser registrados em áreas do Sul de MG e grande parte de SP, com volumes que podem ultrapassar os 100 mm. No Triângulo Mineiro, Noroeste de MG e áreas centrais do RJ, os volumes podem ser maiores que 40 mm. No Norte de MG e no ES, podem ocorrer baixos acumulados de chuva no início da semana, com predomínio de tempo seco nos demais dias. As condições serão favoráveis para o desenvolvimento, floração e enchimento de grãos dos cultivos de primeira safra e para o café e cana-de-açúcar.
S: A passagem de um sistema frontal no início da semana, além de áreas de instabilidade, podem causar acumulados de chuva de até 20 mm em SC, cerca de 60 mm no PR e no Nordeste e parte do Sudoeste do RS. Nas demais áreas do RS, há possibilidade de pancadas de chuva no início da semana, com predomínio de tempo seco nos demais dias. A diminuição de água persistirá para o milho, feijão e soja no RS, parte de SC e do PR.
A Previsão Agrometeorológica é para os dias 26/12/2022 a 02/01/2023.
As informações do Boletim são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgãos ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
>>> Ouça o Boletim na Rádio Mapa
Spotify