- setembro 29, 2022
Boletim Agrometeorológico, a previsão do tempo para o produtor rural
N-NE: São previstos acumulados de chuva entre 20 e 80 mm no Noroeste do AM e Leste de RO. Em grande parte de TO, Sul do PA e da região Nordeste, não são previstas quedas de chuvas. O feijão e o milho 3ª safra, na maioria em maturação em Sergipe, Alagoas e Bahia (SEALBA), serão favorecidos pelo tempo seco. No entanto, a falta de chuvas causará restrição para o enchimento de grãos nas lavouras localizadas no interior do Nordeste da BA. Podem ocorrer baixos volumes de chuva em áreas do Sul da BA e Oeste do MA.
CO: Os maiores acumulados de chuva, que podem ultrapassar 80 mm, estão previstos em áreas do Centro-Sul de MS e Extremo-Sul de MT. No Norte de MS, Sul de GO e Oeste de MT, os acumulados previstos serão inferiores a 30 mm. Essas chuvas serão importantes para amenizar a diminuição de água no solo e favorecer o início da nova safra de grãos. Em MS, a umidade do solo se manterá favorável para a semeadura dos cultivos de primeira safra 2022/23. Nas demais áreas, não há previsão de chuvas significativas.
SE: No Centro-Sul da região, há previsão de acumulados de chuva significativos, maiores que 50 mm, e que poderão ultrapassar 80 mm em áreas do Sul de MG, RJ e parte de SP. Essas chuvas contribuirão para elevar a umidade no solo e favorecer o plantio da safra 2022/23. Há possibilidade de restrição por excesso de chuvas na colheita do trigo e da cana-de-açúcar em algumas regiões de SP. No Norte de MG, predominará o tempo seco.
S: São previstos maiores acumulados de chuva em grande parte do PR, com volumes que podem ultrapassar 80 mm no Oeste, Centro e Norte do estado. Em SC e Oeste do RS, os acumulados serão inferiores a 40 mm. Nas demais áreas, não há previsão de chuva significativa. O excesso de umidade poderá causar restrição ao trigo em maturação e colheita no PR. Na região, os cultivos de inverno em desenvolvimento, floração e enchimento de grãos, além da semeadura e início de desenvolvimento dos cultivos da nova safra 2022/23, serão favorecidos pelo armazenamento de água no solo.
A previsão agrometeorológica é para os dias 26/09 a 03/10/2022.
As informações do Boletim são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgãos ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.