BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • agosto 7, 2023

Aula magna celebra aprovação do Doutorado em Comunicação na UFMS

Aula magna celebra aprovação do Doutorado em Comunicação na UFMS

Na próxima terça-feira, 8, a partir das 9h, será realizada a aula magna do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom), da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação, no Teatro Luis Felipe de Oliveira, na Cidade Universitária. O encontro celebra a aprovação do Doutorado em Comunicação da UFMS pela Capes, e marca o retorno às aulas para os estudantes do mestrado.

O professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador de área de Comunicação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Paulo Vaz, proferirá a palestra Políticas públicas e os desafios da pesquisa em Comunicação.

A aula é aberta para estudantes da UFMS e de outras instituições de ensino, assim como para profissionais da comunicação.

“É um momento muito significativo para todos nós comemorarmos o início do curso de doutorado dentro do Programa de Pós-graduação em Comunicação. Agora, com o curso de doutorado, nós temos um programa completo”, comemora o coordenador do PPGCom, Gerson Luiz Martins.

O PPGCom oferece o curso de Mestrado em Comunicação desde 2010, e é o único do Estado. A partir de 2024 será oferecida a primeira turma de doutorado, também única no Mato Grosso do Sul. Para o coordenador do PPGCom, a oferta do curso é o resultado do trabalho de uma década, que teve a contribuição de professores, pesquisadores e estudantes. “Isso se consolida e se coroa com a aprovação do curso de doutorado. É muito significativo para o estado, para a UFMS, para os profissionais e empresas de comunicação do estado que nós tenhamos um curso de doutorado local, sem a necessidade das pessoas buscarem outros centros”.

O processo seletivo para o doutorado será realizado no final deste semestre.

O palestrante

Paulo Vaz tem graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado pela University Of Illinois At Chicago .

Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação. Atuando principalmente com os temas Ética, Filosofia Moderna e Contemporânea, História.

Pesquisador 1B do CNPq, suas pesquisas mais recentes abordam o discurso do risco na mídia, a cobertura jornalística da doença e do crime, a produção de subjetividades, a configuração da vítima virtual, as narrativas de sofrimento e os processos de identificação. É pesquisador do IDEA – Programa de Estudos Avançados da Escola de Comunicação da UFRJ. Foi representante de área e é consultor ad hoc do CNPq, da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Capes.

Texto: Crislaine Oliveira

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *