BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • outubro 9, 2017

Assis Brasil, Acre

Hiram Reis e Silva, Rio Branco, AC, 10 de outubro de 2017

Em 1958, o Governador do Acre (1956-1958), Valério Caldas Magalhães,  elevou o Seringal à categoria de Vila batizando-o com o nome de Vila Assis Brasil, em homenagem a João Francisco de Assis Brasil. Assis Brasil foi Secretário do Barão de Rio Branco, que era na época Ministro das Relações Exteriores, e participou ativamente para o equacionamento da Questão Acreana, que culminou com a assinatura do Tratado de Petrópolis, entre o Brasil e a Bolívia, anexando o Acre ao Brasil.

Assis Brasil teve sua origem no antigo Seringal Paraguaçu, desbravado por três irmãos maranhenses: Berlamino Freire, Durval Freire e Policarpo Freire, nos idos de 1908. O Seringal, que possuía luz elétrica, telefone e um pequeno alambique, situava-se à margem esquerda do Rio Acre, próximo ao Marco Rondon. O artigo n° 55, de 01.03.1963, da Constituição Estadual, elevou-o à categoria de município, mas só teve sua emancipação efetivada, desmembrando-se de Brasileia, após a assinatura do Decreto-Lei n° 588, de 14.05.1976, quando seus limites foram definitivamente alterados.

Sua população, estimada em 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 6.863 habitantes e sua área é de 2.875,915 km² (1,9 hab./km²). A cidade está localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia, e por isso mesmo é conhecida como a cidade das “Três fronteiras”, a peruana de Iñapari e a boliviana de Bolpebra. O acesso ao município é realizado via aérea através de um aeródromo e rodoviária através da BR-317, que liga o Brasil ao Peru.

Festejos: o Carnavassis ocorre no fim de semana que antecede ou sucede o aniversário do município (14 de maio) e o Festival de Praia, que acontece em julho, período da vazante, ambos com duração de até três dias.

Localização: Assis Brasil situa-se a 345 km a Oeste de Rio Branco e suas coordenadas geográficas são 10°56’29”S e 69°34’01”O.

Limites Territoriais: à Leste – Brasileia; ao Sul faz fronteira com o Peru e a Bolívia; à Oeste com o Peru e ao Norte Sena Madureira.

Potenciais Econômicos: o extrativismo embora em declínio continua sendo ainda fonte de renda para 25% da população rural. Basicamente os agricultores familiares extraem a castanha, o látex, óleos vegetais, resinas, cipós e frutas silvestres. Existem ainda atividades de criação de bovinos e pequenos animais e comércio em geral.

Gentílico: assis-brasilienses.

Vídeos da Epopeia Acreana – Assis Brasil, AC / Boca do Acre, AM 

Parte I:   https://youtu.be/2jYSjm2Q_A0

Parte II:  https://youtu.be/_S4a2TsKMPA

R. Globo: https://www.youtube.com/watch?v=aXoFphkU7Zo&t=24s

(*) Hiram Reis e Silva é Canoeiro, Coronel de Engenharia, Analista de Sistemas, Professor, Palestrante, Historiador, Escritor e Colunista;

Membro do 4° Grupamento de Engenharia do Comando Militar do Sul (CMS)

Ex-Professor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA);

Ex-Pesquisador do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx);

Presidente da Sociedade de Amigos da Amazônia Brasileira (SAMBRAS);

Presidente do Instituto dos Docentes do Magistério Militar – RS (IDMM – RS);

Sócio Correspondente da Academia de Letras do Estado de Rondônia (ACLER)

Membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil – RS (AHIMTB – RS);

Membro do Instituto de História e Tradições do Rio Grande do Sul (IHTRGS);

Colaborador Emérito da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).

Colaborador Emérito da Liga de Defesa Nacional (LDN).

E-mail: hiramrsilva@gmail.com;

Blog: desafiandooriomar.blogspot.com.br  

 

Os artigos publicados com assinatura não representam a opinião do Portal Pantanal News. Sua publicação tem o objetivo de estimular o debate dos problemas do Pantanal do Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, do Brasil e do mundo, garantindo um espaço democrático para a livre exposição de correntes diferentes de pensamentos, idéias e opiniões. 

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *