- agosto 12, 2024
Frente fria manteve ambiente favorável para controle de incêndios no Pantanal, avalia Corpo de Bombeiros
Há 132 em combate aos incêndios no Pantanal, o relatório diário deste domingo (11) do Corpo de Bombeiros informa que a frente fria que chegou a Mato Grosso do Sul na quinta-feira (11) deixou o cenário favorável para o combate as queimadas.
Apesar das chuvas na sexta-feira (9) tenham contribuído para a redução dos focos, o combate continua significativo em oito focos. O combate se mantém, bem como o trabalho de rescaldo, voltado principalmente a neutralizar brasas incandescentes para que não gerem novos incêndios.
Com a queda da temperatura e a umidade trazia pela chuva, as equipes intensificam essas ações de acordo com um novo planejamento estratégico. Um desses focos está na região de Miranda, próximo à Salobra, e estendeu-se até a BR-262.
Outros focos permanecem ativos nas regiões da Serra do Amolar e próximo de Paiaguás, além de focos de calor nas imediações do Passo da Lontra, na Estrada Parque e um foco na região de Forte Coimbra.
Fazenda Caiman
Em Miranda, próximo à região de Salobra e à BR-262, a chuva registrada na sexta-feira (9) ajudou a reduzir a intensidade dos incêndios nas áreas afetadas. No entanto, ainda há focos.
Os esforços dos militares de Mato Grosso do Sul, em conjunto com a Força Nacional, permanecem e enfrentam desafios devido à região apresentar locais de difícil acesso, especialmente nas proximidades da Fazenda Caiman, onde ainda existem focos de calor ativos.
A equipe continua realizando vistorias e inspeções detalhadas em pesqueiros, pousadas e fazendas para identificar e extinguir troncos incandescentes e brasas subterrâneas. O objetivo é evitar o surgimento de novos focos de incêndio.