BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • dezembro 27, 2023

Rádio – “Saudades da Rádio Globo 1220 AM…”

Rádio – “Saudades da Rádio Globo 1220 AM…”
Luiz Nascimento foi o último representante da tradicional escola do radiojornalismo brasileiro, da era pré-all-news, que tinha funções bem definidas para cada integrante da redação: editor, redator, repórter, produtor e locutor, com raras variações. Era discípulo de vozes que fizeram história, como Alberto Curi e Isaac Zaltman.
.
Foi de Nascimento a última grande voz que deu vida a O Globo no Ar, um dos mais importantes noticiários do rádio brasileiro. Depois dele, o jornal passou a ser apresentado por quem o preparava, centralizando o processo de produção e aderindo a uma tendência antecipada pela televisão, em meados da década de 1990, quando jornalistas passaram a acumular edição e apresentação.
.
Com a saída dele da Rádio Globo, em outubro de 2014, por razões de ordem pessoal, me foi dada a missão de emprestar a voz a O Globo no Ar. Responsabilidade repassada a mim pelo próprio Nascimento, neste gesto simbólico da foto, tirada à época. Essa passagem de bastão – ou de laudas – resultou num grande incentivo para a minha carreira. Afinal de contas, passei a substituir a grande voz do radiojornalismo brasileiro, sem pretensão de ser igual ou mesmo parecido, modestamente imprimindo o meu estilo e minha marca.
.
Foi um privilégio ter sua brilhante voz nos noticiários que escrevi, meu amigo. Foi uma honra ter convivido com você, uma das grandes referências da nossa profissão. Uma doce figura, um piadista, um ser humano de caráter irretocavel. Forte e íntegro até o fim.
.
Muito obrigado por tudo, Luiz Nascimento!
.

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *