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  • setembro 15, 2023

Projeto sobre língua espanhola é um dos contemplados em edital do IFMS

Projeto sobre língua espanhola é um dos contemplados em edital do IFMS

Seleção visa fomentar maior participação feminina em pesquisas científicas. Trabalho do Campus Aquidauana foi o primeiro colocado

 

A curiosidade de duas estudantes do Campus Aquidauana sobre os motivos de a Língua Espanhola não ser ofertada na grade curricular do curso foi o que as motivou a desenvolver um trabalho cuja fase dois foi contemplada com a primeira colocação no edital de fomento à participação de meninas e mulheres em pesquisas científicas no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

O projeto intitulado ‘O lugar da Língua Espanhola nos Institutos Federais da região Centro-Oeste: análise de dados’ é coordenado pela docente Jessica dos Santos Paião. O trabalho é um desdobramento de uma pesquisa anterior, cujo objetivo foi o levantamento dos dados a respeito da unidade curricular Língua Espanhola nos Institutos da região – contemplada no edital de meninas e mulheres do ano passado.

“Ele nasceu da curiosidade de duas estudantes do técnico integrado em Edificações e que eram minhas aulas no curso de Espanhol no Centro de Idiomas do campus. Elas queriam saber por que a língua não era ofertada na grade curricular do curso. Também estavam curiosas como era essa questão em outros institutos federais”, explica a coordenadora.

As duas estudantes curiosas são Júlia Letícia Teodózio Jaques, 17, e Kauany Alves Rocha, 18, que atualmente cursam o último período do técnico integrado em Edificações. Ambas foram bolsistas da primeira etapa do projeto, desenvolvida entre agosto de 2022 a agosto deste ano.

“Na conversa inicial, expliquei a elas que a língua espanhola estava, sim, sofrendo um apagamento enquanto conteúdo nas matrizes curriculares de cursos de educação básica brasileira, não era um problema só do IFMS. Como o dado concreto eu não tinha, sugeri que nós elaborássemos um projeto de pesquisa”, relembra a professora.

A partir daí, as estudantes começaram a fazer um levantamento para verificar em que IF do Centro-Oeste a língua espanhola ainda estava sendo ofertada e em quais não mais. Isso nas ementas dos cursos, não apenas em Centros de Idiomas, como é o caso do IFMS.

A metodologia incluiu a análise de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs), pesquisas nos sites oficiais de todos os IFs da região, e o levantamento detalhado sobre os cursos de nível técnico integrado onde havia oferta de espanhol.

Ainda na primeira fase, o trabalho foi apresentado na Feira de Ciência e Tecnologia do Campus Aquidauana (Feciaq 2022), sendo premiado como o segundo melhor trabalho na categoria de Ciências Humanas.

“Ter apresentado o projeto na Feciaq foi uma experiência com grande impacto na minha vida acadêmica, como a prática de oratória, e na vida pessoal, pois na Feira temos a oportunidade de dialogar com pessoas mais experientes”, ressalta a estudante Júlia.

 

Estudantes e professora do Campus Aquidauana pesquisam sobre a Língua Espanhola – Foto: Arquivo Pessoal

 

Fase 2 da pesquisa – Esta segunda fase da pesquisa, a qual engloba a análise dos dados coletados no levantamento inicial, tem início previsto neste mês e segue até julho de 2024. Júlia e Kauany irão participar como voluntárias da pesquisa, tendo outras duas estudantes como bolsistas.

“O objetivo geral é realizar uma análise dos dados já levantados e verificar onde o espanhol está sendo ofertado, identificar o lugar ocupado pela unidade curricular nos IFS e, com isso, chamar a atenção para estudos referentes à oficialização ou, em alguns casos, a reoficialização da língua na grade curricular no ensino”,  explica a professora.

Para Kauany, o projeto também é uma forma de buscar compreender os motivos do apagamento do espanhol.

“A língua espanhola está sendo muito desvalorizada e as pessoas não estão correndo atrás para entender o porquê disso estar acontecendo. Isso não pode continuar assim, ainda mais na nossa região! A partir do momento que o apagamento da língua está acontecendo, atrapalha também quem quer seguir na área de pesquisa de Linguística, Letras, Idiomas”.

Além disso, a intenção do projeto é fomentar a participação de estudantes meninas na pesquisa, o principal objetivo do edital do IFMS.

“Um dos resultados esperados pelo projeto é contribuir na geração de conhecimento científico e na formação das meninas enquanto pesquisadoras e, com isso, auxiliar na manutenção na permanência e no êxito delas enquanto alunas do ensino técnico integrado no IFMS, já que recebem bolsa para realizar a pesquisa”, aponta a professora.

Empoderamento feminino  Por meio da pesquisa científica, a docente Jessica tenta contribuir para a mudança da vida de suas alunas, da mesma forma que aconteceu na vida dela, por acreditar no poder transformador da educação e da pesquisa.

“A pesquisa mudou minha vida. Sempre fui aluna de instituição pública e, na graduação, fiz iniciação científica, depois mestrado e doutorado. Essas pesquisas foram orientadas por uma professora, que me deu empoderamento. Assim como um dia ela mudou a minha vida, agora é a minha vez de tentar corroborar para essa mudança de vida das minhas alunas”.

Os primeiros frutos dessa transformação já parecem ter sido colhidos. “O projeto foi meu primeiro contato com o campo de pesquisa. Pude ver meu horizonte se abrindo para essa área, afinal, ser estudante do ensino médio e já poder fazer parte de um projeto de pesquisa é um privilégio, já que nos traz amadurecimento científico”, opina Júlia.

A estudante acrescenta sobre a importância do edital específico para meninas e mulheres. “Vejo como uma grande oportunidade de crescimento, como também de inclusão de personagens femininas na área de pesquisa, que vem aumentando graças a iniciativas como essa”.

Para Kauany,  participar do edital de meninas e mulheres significa um maior incentivo e acolhimento.

“Ele traz muito mais ânimo para nós, meninas. Nesta jornada, os desafios são bem maiores para as mulheres do que para os homens , então termos coragem é essencial. Sinto que estamos no caminho certo. E é importante perceber que, em premiações de projetos de pesquisa, em qualquer área, sempre há uma mulher com uma mente extremamente brilhante se destacando”, finaliza Kauany.

Edital – Tem como objetivos combater a evasão das estudantes dos cursos do IFMS; priorizar a participação de mulheres em projetos de pesquisa que visem estimular a formação de meninas e mulheres nas várias áreas do conhecimento; despertar o interesse vocacional das estudantes para desenvolver pesquisas científica e tecnológica relacionadas com a área de formação, entre outros.

No total, o IFMS destinou ao ciclo 2023/24 mais de R$ 155 mil para o desenvolvimento dos projetos, sendo R$ 20 mil para itens de custeio e R$ 135.600,00 para bolsas estudantis.

O apoio financeiro é proveniente do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi) e do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec). Já o recurso para bolsas são oriundos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF).

As propostas de pesquisas básica ou aplicada utilizam métodos científicos para produzir conhecimento, com ou sem objetivo prático, de forma a atender os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com foco na inserção das meninas e mulheres na ciência.

No total, foram classificados 38 projetos, desenvolvidos em nove campi da instituição: Aquidauana (3), Campo Grande (7), Corumbá (6), Coxim (6), Jardim (3), Naviraí (2), Nova Andradina (7), Ponta Porã (1) e Três Lagoas (3). Alguns deles foram contemplados com bolsas de pesquisa a estudantes participantes e/ou com auxílio financeiro para custeio, conforme a distribuição final de bolsas e apoios.

Matéria originalmente publicada em: https://www.ifms.edu.br/noticias/2023/projeto-sobre-lingua-espanhola-e-um-dos-contemplados-em-edital.

Assessoria de Comunicação Social do IFMS
Laura Silveira
15/09/2023
E-mail: ascom@ifms.edu.br
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