- setembro 15, 2023
Carne certificada como orgânica e sustentável do Pantanal terá destaque em Festival
ABPO oferecerá pratos com carne de novilhas produzidas em pastagens nativas do Pantanal, certificadas como sustentáveis
O sabor do pantanal estará mais próximo do campo grandense, isso porque a Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO) juntamente com a Biocarnes, participa nos próximos dias 15, 16 e 17 de setembro do Festival Internacional da Carne promovido no Parque Laucício Coelho na Capital Morena.
Durante os três dias, a carne produzida de forma sustentável dentro do bioma será oferecida de três diferentes formas: Churrasco de Chão; Macarrão de Comitiva e Linguiça orgânica. Três diferentes chefs comandam a estação que tem como objetivo promover o sabor da pecuária pantaneira, produzida no bioma há quase 300 anos.
“É a segunda vez que a ABPO participa do Festival e é muito importante que estejamos aqui para que as pessoas saibam dos diferenciais que esse produto tem, uma carne que conserva o bioma, já que 85% do pantanal preservado está em áreas privadas; uma carne de sabor diferenciado, pois o animal pantaneiro se alimenta de pastagens nativas e que conferem a ele um sabor único; uma carne que tem ainda em suas características a manutenção da parte social e econômica do desenvolvimento sustentável do bioma”, enfatiza o presidente da Associação, o pantaneiro Eduardo Cruzetta.
O Chef Sylvio Trujillo participa novamente na estação da carne pantaneira, dessa vez promovendo o tradicional churrasco pantaneiro, com carne de novilha criada em pastagem nativa do bioma, certificada e sustentável.
“Um Festival Internacional da Carne, com uma chancela gigante, representando mais uma vez a pecuária produzida dentro do pantanal é motivo de muito orgulho para mim. Esperamos servir por volta de duas mil refeições entre sexta e domingo, com o tradicional churrasco pantaneiro. A expectativa é enorme por mais esse grande evento, espero que seja incrível como foi o ano passado”, enfatiza o Trujillo.
O Chef Téo Luiz ficará a frente do macarrão de comitiva e Allan da linguiça fazendo o preparo que seu próprio nome já diz. O evento é promovido pela Acrissul em parceria com a MMAS eventos e terá entrada gratuita. Os pratos serão vendidos a preço único de R$18. Mais informações podem ser adquiridas pelo site www.festivaldacarnedoms.com.br
Sobre a ABPO
A Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO) foi criada em 2001 por pecuaristas brasileiros da região do Pantanal, com o objetivo de sistematizar sua produção para atender aos requisitos da Pecuária Orgânica Certificada, incorporando conceitos modernos de qualidade, responsabilidade social, ecologia e desenvolvimento sustentável.
Atualmente, a entidade conta com 160 associados que, por meio do Protocolo de Sustentabilidade e do Protocolo de Orgânicos, tornam a atividade mais rentável e sustentável, obedecendo a rigorosos requisitos de produção que envolvem principalmente a conservação do bioma.