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  • junho 22, 2023

Política de incentivos ao GNV apoia a energia limpa e contribui com Estado Carbono Neutro

Política de incentivos ao GNV apoia a energia limpa e contribui com Estado Carbono Neutro

A política de incentivos ao uso do GNV (gás natural veicular) atende e reflete uma agenda verde, com base no desenvolvimento sustentável, que é uma das marcas do governador Eduardo Riedel. Trata-se de uma energia limpa, que emite menos gases que provocam o efeito estufa, em comparação a gasolina e o etanol. Isto vai ao encontro da estratégia do Estado Carbono Neutro.

Entre as medidas adotadas pelo Governo está a isenção de IPVA (carros com GNV), redução do ICMS de 17% para 12% ao produto, assim como isenção de uma série de taxas do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Também tem um “vale combustível” de R$ 1 mil para quem fizer novas conversões em veículos.

Augusto Castro, coordenador da Semadesc

“GNV tem vantagem em relação a gasolina e etanol, por ter menos emissão de gases poluentes. Ele também se enquadra na política estadual de neutralização do carbono até 2030, que é uma das marcas da gestão estadual. Trata-se de uma energia limpa”, afirma Augusto Castro, coordenador de competitividade empresarial da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Castro lembra que Mato Grosso do Sul é a entrada do gasoduto e que a política de incentivos fortalece um setor que estava praticamente desativado. “Vamos promover este incentivo de energia limpa, que além de ajudar o meio ambiente ainda traz economia de gastos aos motoristas, que terão mais renda. Também contribui com o empreendedorismo”.

De acordo com levantamento da Semadesc, o GNV emite 20% a menos de gás carbônico (CO2) do que a gasolina e 15% menos em relação ao etanol. Apesar de não ser uma energia renovável, é considerada limpa. Incentivar este consumo é trabalhar por boas práticas de sustentabilidade (menor impacto ao meio ambiente) e apoiar a agenda climática internacional, com a redução de emissões de carbono.

“Ele é uma energia mais limpa que os demais combustíveis, pois polui menos. Tudo que for ajudar e apoiar o meio ambiente é benéfico, mas é importante que o motorista faça a devida manutenção, até para sua segurança. Precisa ser mais rígido neste sentido, ele é obrigado a fazer. Mas os benefícios são inúmeros como a economia de custo significativa”, disse o engenheiro Maico Petralia, instrutor do Senai.

Motorista abastecendo com GNV em Campo Grande

Benefícios e vantagens

Diretor-presidente da MSGÁS, Rui Pires dos Santos (Foto: Arquivo)

O diretor-presidente da MSGÁS, Rui Pires dos Santos, destacou que o gás natural é um combustível de transição. “Ele é considerado uma fonte de energia limpa, quando comparada aos demais tipos de combustível. Com um bom planejamento é possível obter o máximo de oportunidades com todas as fontes de gás natural e para isso a nossa empresa defende a valorização dos benefícios econômicos, ambientais e sociais”.

Ele elencou uma série de benefícios da utilização do produto, como redução de custos em relação aos demais combustíveis, melhorias na relação ambiental com comunidade, já que traz a redução na emissão do carbono, assim como menor corrosão de equipamentos e rápida dispersão em caso de vazamentos.

O governador Eduardo Riedel destacou que esta política de incentivos ao setor mostra novamente como se pode conciliar uma agenda de desenvolvimento, em sintonia com o meio ambiente. Assim se produz um Estado verde, próspero e inclusivo, que tem sua preocupação social.

“Se trata de um programa transversal, com medidas de incentivo ao GNV seguindo nossa política de ser um Estado com menos emissão de carbono. O resultado é o bem-estar da nossa sociedade, juntando o lado ambiental e econômico, mas que também atende o social, contribuindo principalmente com os motoristas de aplicativo”.

Politica de Incentivo ao GNV Foto Saul Schramm
Governador Eduardo Riedel durante lançamento da política de incentivos 

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm

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