- abril 16, 2023
Encontro de chamamé, aniversário de museu e feiras: veja o que fazer em Campo Grande
Neste sábado e domingo, Campo Grande é palco para feiras, sarau, encontro de chamamezeiros e aniversário de 40 anos do Museu José Antônio Pereira.
Na agenda cultural ainda tem as comemorações ao mês dos Povos Originários, no Memorial da Cultura Indígena, reunião do grupo Leia Mulheres e espetáculos para as crianças.
A Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) listou os principais eventos do fim de semana para ninguém dizer que Campo Grande não tem o que fazer.
Sábado (15)
Casa do Artesão – Recém-inaugurada após revitalização e restauro, a Casa do Artesão está aberta ao público com milhares de peças que contam a história de Mato Grosso do Sul. Tem artesanato terena, kadiwéu, arte em osso, madeira, cerâmicas produzidas no Estado. Vale a visita!
Hora: 8h às 16h
Local: Avenida Calógeras, 2050 – Centro
Entrada: Gratuita
Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim – A biblioteca pública que funciona no prédio da Setescc está de portas abertas para receber leitores. Com acervo de literatura regional, ala infantil e ainda a exposição dos 50 anos da Coleção Vaga-Lume, você pode levar para casa até três livros por 10 dias.
Hora: 8h às 13h
Local: Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – Centro
Entrada: Gratuita
Feira Coletiva de Mulheres Empreendedoras – Na 4ª edição, a feira vai ter exposição de produtos e discussão acerca de feminicídio. A ação tem o apoio do Promuse (Programa Mulher Segura da Polícia Militar de MS) e Aciesp (Instituição de Apoio, Capacitação, Instrução de Economia Solidária do Povo)
Hora: 9h às 17h
Local: Avenida Marinha, 725 – Coophavila II (em frente à sede da Associação de Moradores)
Entrada: Gratuita
Mês dos Povos Originários – Danças tradicionais, trajes típicos e entrega de mural restaurado, no sábado a Aldeia Urbana Marçal de Souza terá diversas atrações em comemoração ao mês de abril, parte das atividades é do Projeto Kéxunokoa, contemplado pelo FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais).
Hora: 14h às 20h
Local: Aldeia Urbana Marçal de Souza – Tiradentes
Entrada: Gratuita
Feira do Sóter – No sábado também tem gastronomia, artesanatos, plantas, brechó, entre outros produtos em exposição no Parque do Sóter.
Hora: 15h às 20h
Local: Parque do Sóter
Entrada: Gratuita
“As Aventuras da Família Silva” – No espaço do Sesc no Shopping Bosque dos Ipês tem o espetáculo “As aventuras da Família Silva”, com a trupe Guavira.
Hora: 15h
Local: Shopping Bosque dos Ipês
Entrada: Gratuita
Contação de histórias – Com duas sessões, às 15h e às 16h30, a criançada terá contação de histórias com a Cia HabiliDoces que vão apresentar palhaçaria, acrobacia, música e pernas de pau, levando a arte circense para o público.
Hora: 15h e 16h30
Local: Espaço Sesc – Shopping Norte Sul Plaza
Entrada: Gratuita
Leia Mulheres – A reunião do clube de leitura de autoras mulheres deste sábado é sobre a obra de Carla Madeira “Tudo é Rio”. Mesmo se você não tiver lido, está convidada a participar da discussão.
Hora: 16h
Local: Biblioteca Isaías Paim, Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559
Entrada: Gratuita
Feira do Teatro – Neste sábado a Estação Cultural Teatro do Mundo abre as portas para apresentações artísticas. A programação começa com DJ Samambaia, às 16h, seguido da dupla mais amada pela criançada: “Batucando Histórias”, às 17h30. Ainda sobem ao palco a cantora Ariadne e o cantor e compositor Begèt de Lucena.
Hora: 16h às 22h
Local: Rua Barão de Melgaço, 177
Entrada: Gratuita
Feira ao Ar Livre – Promovido pela Liga de Mulheres Empreendedoras, a feira traz brinquedos, serviços, gastronomia, artesanatos, arte e cultura para a Praça do Peixe.
Hora: 16h às 21h
Local: Praça do Peixe – Avenida Cel. Pôrto Carrero, 100 – Vila Vilas Boas
Entrada: Gratuita
1ª Feira Cultural e Gastronômica do Bonança – O Bairro Bonança abre espaço para a primeira feirinha no Centro Comunitário. Com comidas, bebidas, artesanato e plantas, tem muita coisa bacana para conferir.
Hora: 16h
Local: Rua Jardim Silveira, 386 – Bonança (Centro Comunitário)
Entrada: Gratuita
Aniversário de 40 anos do Museu José Antônio Pereira – Na comemoração de 40 anos do museu, considerado patrimônio cultural de Campo Grande, haverá apresentação da banda municipal Maestro Ulysses Conceição, além de um varal literário e fotos da revitalização do espaço.
Hora: 17h
Local: Avenida Guaicurus – Jardim Monte Alegre
Entrada: Gratuita
3º Encontro dos Chamamezeiros de MS – O fim de semana será de encontro de chamamezeiros na Capital. No sábado, o público vai conferir gastronomia regional, além da apresentação de músicos e bandas. Sobem ao palco o neto do lendário Zé Corrêa, Márcio Filho, Dr. do Chamamé, Fabio Kaida e o grupo argentino Juan Carlos Godoy y su pareja Agostina Figueiro.
Hora: 17h às 00h30
Local: Teatro Arena do Horto Florestal – Avenida Fábio Zahran, 316 – Centro
Entrada: Gratuita
Sarau Multicultural – O Ateliê Ramona Rodrigues realiza neste sábado a primeira edição do Sarau Multicultural. Na programação tem contação de histórias, dança, música, apresentações de circo, cinema e gastronomia. Também será exibido o documentário “Beth e Betinha”, de 2019, dirigido por Marinete Pinheiro.
Hora: 19h
Local: Ateliê Ramone Rodrigues – Rua 14 de Julho, 1.431, casa 3 – Centro
Entrada: Gratuita
Domingo (16)
Feira Bosque da Paz – A feira que já se consolidou na agenda do campo-grandense tem edição neste domingo com artesanato, moda, gastronomia, antiguidades e atrações culturais.
Hora: 9h às 14h
Local: Kame Takaiassu com Rua das Folhagens – Carandá Bosque
Entrada: Gratuita
6º Costelão Cotolengo – Vamos ajudar? A costela será feita pelos Reis do Costelão, de forma voluntária. Toda renda arrecadada será revertida para as crianças e adultos com paralisia cerebral que são atendidos pelo Cotolengo.
Hora: 11h30
Local: Jamil Basmage, 996, Mata do Jacinto
Entrada: R$ 55,00 (toda renda será revertida para o Cotolengo)
3° Encontro de Chamamezeiros – O último dia do encontro terá muita música e gastronomia. Quem sobe ao palco hoje são Grupo Surungo Bueno, Jakeline Sanfoneira, e Grupo Chama Campeira. O público também pode curtir o encontro através das redes sociais oficiais do evento e pelo canal do YouTube “Chamamé MS”.
Hora: 19h
Local: Horto Florestal
Entrada: Gratuita
Texto: Paula Maciulevicius, Setescc