- junho 17, 2022
Proposta de Lucas de Lima institui ensino gratuito
Proposta de Lucas de Lima institui ensino gratuito da língua inglesa aos profissionais de Turismo
Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 181/2022 do deputado Lucas de Lima (PDT) que institui a criação do programa “Inglês Básico” que visa oferecer curso básico de inglês gratuitamente para os profissionais envolvidos com o setor do turismo no Estado do Mato Grosso do Sul.
De acordo com o projeto, consideram-se profissionais envolvidos com o turismo aqueles que atuam nas áreas de hotelaria, transporte, gastronomia e lazer, como recepcionistas, porteiros, taxistas, motoristas, garçons, guias, atesãos, entre outros.
A capacitação será oferecida por meio de celebração de parcerias com organizações da sociedade civil e empresas privadas. De acordo com a proposta, o Estado do Mato Grosso do Sul é conhecido pelo ecoturismo e tem como principais cidades: Bonito, Corumbá (Pantanal), Campo Grande, Bodoquena, Rio Verde, etc. “Mesmo durante a pandemia, somente a cidade de Bonito recebeu em 2021 mais de 205.000 turistas. E com a retomada da circulação de viajantes, a tendência é que o Estado passe a receber ainda mais visitantes após a baixa provocada pela pandemia”, citou Lucas de Lima.
“Cabe ao Poder Legislativo Estadual propor medidas que favoreçam a capacitação de profissionais envolvidos com a área do Turismo. Este projeto tem como objetivo solicitar, junto ao Poder Executivo, que este ofereça cursos básicos de inglês gratuitamente aos profissionais”, destaca o deputado.
“Assim, é importante que os profissionais envolvidos com o turismo estejam preparados para prestar seus serviços aos turistas estrangeiros. E nem todos os trabalhadores dos setores relacionados com atividades turísticas tiveram a oportunidade de aprender a língua inglesa, que permite melhor comunicação com os visitantes de outros países”, finalizou o deputado.
Texto: Dani Mendes – assessoria deputado Lucas de Lima