- março 28, 2018
Após chuvas e estragos, Governo declara emergência em Dois Irmãos
De acordo com a publicação, o longo período de chuvas, nos primeiros meses de 2018, tem provocado estragos, principalmente, na região rural da cidade. A situação das estradas afeta moradores das áreas mais afastadas, até mesmo não oferecendo condições mínimas para o transporte escolar. Também foram registradas danificações em obras de artes, pontes, estradas e bueiros.
Com o decreto, o Estado vai tentar viabilizar mais verbas para destinar à reestruturação do município. Ainda conforme a publicação, os prejuízos ainda estão sendo contabilizados, mas a intenção é evitar que, principalmente o calendário escolar, seja afetado.
A medida também busca garantir que a agropecuária, uma das atividades principais da cidade, não sofra impedimentos para realização de atividades básicas, como o trato com a terra, escoamento de safra, comercialização do leite e o abate de bovinos.
O decreto tem validade de 180 dias, estando o município autorizado a mobilização de todos os órgãos Estaduais para atuarem, sob a coordenação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e de reconstrução.
Ao menos outras 21 cidades de Mato Grosso do Sul tiveram situação de emergência reconhecida pelo Estado, nos últimos dias. São eles, Santa Rita, Coronel Sapucaia, Amambai, Japorã, Iguatemi, Tacuru, Sete Quedas, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Eldorado, Antônio João, Caracol, Bela Vista, Coxim, Rio Verde do Mato Grosso, Miranda, Aquidauana, Anastácio, Nioaque, Jardim, Bonito e Bela Vista.