- setembro 19, 2017
Censo Agropecuário será lançado em MS
A partir de outubro de 2017, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai a campo realizar o Censo Agropecuário, para conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro. O evento de lançamento do Censo Agro 2017 e da Comissão Censitária Estadual em Mato Grosso do Sul, será realizado no dia 20 de setembro de 2017, às 8:00 horas, na sala de reuniões da presidência da Assembléia Legislativa.
Na ocasião, estará presente o presidente do IBGE, Roberto Luis Olinto Ramos, que irá apresentar a metodologia de levantamento de dados e a importância das informações obtidas nesta operação censitária para o Estado e a sociedade em geral. O evento contará com a presença de diversas autoridades do Governo do Estado, Deputados Estaduais, Órgãos públicos, Imprensa e demais representantes da sociedade.
O último Censo Agropecuário foi realizado em 2007.
O Brasil realizou o seu primeiro Censo Agropecuário em 1920. Em 1936, foi fundado o IBGE, que passou a ser o responsável pela realização dos Censos do país. Neste ano será realizado o 11º Censo Agropecuário do País.
Os dados coletados pelo IBGE transformam-se em estatísticas importantes para dimensionar os níveis de produção de alimentos e da criação animal, as áreas cultiváveis, para contar e conhecer melhor os trabalhadores rurais, entre outras, que servirão para planejar e definir políticas públicas mais adequadas a esse importante setor da economia. As informações geradas possibilitam a avaliação de políticas públicas como, por exemplo, a de redistribuição de terras. Elas permitem, ainda, estudos a respeito da expansão das fronteiras agrícolas, da dinamização produtiva ditada pelas inovações tecnológicas, e enriquecem a produção de indicadores ambientais.
Censo Agro em Mato Grosso do Sul
aPercorrer por inteiro a área rural de um Estado como o Mato Grosso do Sul, com cerca de 357 mil km² de um território heterogêneo e, algumas vezes, de difícil acesso, é uma tarefa que envolve grandes números. A previsão, é que sejam pesquisados cerca de 81 mil estabelecimentos agropecuários distribuídos nos 79 municípios. No Estado, serão contratados em torno de 550 pessoas, sendo 346 recenseadores que irão percorrer todos os estabelecimentos agropecuários. A coleta inicia em 1º de outubro de 2017, e deverá ser concluído em fevereiro de 2018 (5 meses).
O recenseador do IBGE estará devidamente identificado com crachá funcional e de posse de um computador de mão, denominado DMC – Dispositivo móvel de coleta.
Comissão Municipal de Geografia e Estatística – CMGEs
Nos anos de censos, o IBGE institui as Comissões Municipais de Geografia e Estatística – CMGEs e a Comissão Censitária Estadual (CCE), e convida representantes da sociedade local para delas participarem, e assim, prestarem sua colaboração em todas as etapas do censo.
A CMGE segue os princípios da transparência, do engajamento e da cidadania, aproximando o IBGE da sociedade, dando maior nitidez às suas atividades e ampliando a possibilidade de apoio das comunidade locais aos censos e às pesquisas que realiza, no dia a dia, nos municípios.
Todos os 79 municípios de MS já implementaram as Comissões Censitárias, em alguns casos com reuniões extraordinárias. No Censo Agro 2017, serão realizadas três reuniões em cada município, sendo a primeira realizada no período de preparação do Censo, a segunda será quando a coleta estiver em andamento e a terceira reunião, no término dos trabalhos. E para concluir a primeira etapa destas Comissões, será realizado durante o evento de divulgação, a Comissão Censitária Estadual.
Objetivos das CMGE’s
· Informar autoridades e representantes da sociedade sobre o Censo Agro 2017;
· Reforçar a importância do Censo Agro 2017 para os produtores e para o país;
· Informar sobre como e quando será feito o trabalho no campo, e reconhecer a equipe do IBGE;
· Acompanhar as etapas do censo, com vistas a garantir a total cobertura do território e a qualidade dos dados coletados;
· Ajudar o IBGE a obter postos de coleta e locais de treinamento;
· Ajudar na divulgação do Censo para a sociedade
Após o término da coleta, os dados estarão disponíveis para toda a sociedade, no portal do IBGE na Internet: www.ibge.gov.br