BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • novembro 10, 2017

Com chuvas dos últimos dias, rios de MS atingem nível de alerta para enchente

As chuvas dos últimos dias contribuíram para elevar o nível dos rios em Mato Grosso do Sul. Pelo menos quatro cursos d’água atingiram níveis de alerta para enchente e mobilizaram as autoridades locais para evitar prejuízos à população.

O rio Aquidauana atingiu 6,85 metros, segundo o boletim da Secretaria estadual do Meio Ambiente (Imasul) desta quinta-feira (9). O coordenador da Defesa Civil Mario Ravaglia explica que quando o nível do rio atinge 7,8 m é necessário retirar algumas famílias ribeirinhas.

Desde o início do mês, a meteorologia registrou cerca de 140 milímetros de chuva. De acordo com o meteorologista Natálio Abrão, só no feriado de Finados, foram 88,2 mm de precipitação em três horas e na última quarta-feira (8) mais 56,2 mm. Por causa disso, o rio subiu 2,37 metros em três dias.

A Secretaria de Assistência Social de Aquidauana está definindo ações para atender os moradores que possam ter a residência invadida pelas águas do rio. As medidas devem contar com o Corpo de Bombeiros, Exército, Polícia Militar e as igrejas.

Outro fluente em estado de alerta é o rio Miranda, também na região do Pantanal, que atingiu seis metros. Produtores rurais estão deslocando o gado por causa das enchentes antecipadas. Conforme o Imasul, foram registrados 55,4 mm de chuva.

Ainda na mesma região, a estação Estrada MT-738, na vazante do rio, está 2,37 metros acima do nível máximo normal ao atingir 7,10 metros nesta quinta-feira com 103 mm de chuva.

No norte do estado, a preocupação é com rio Coxim que entre o sobe e desce dos últimos dias está com 4,06 metros, poucos centímetros a mais do nível máximo. Há dois dias, o nível chegou atingir 4,20 metros.

Conforme o meteorologista, o esperado para o mês de novembro no município de Coxim é de 226,5 mm, mas foram registrados 72,6 mm na sexta-feira e 85,6 mm no domingo.

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *