BANNER LADO DIREITO 2
Banner 1 (Do lado do nome)
  • janeiro 23, 2017

Um dos pratos símbolos do MS, arroz carreteiro pode ficar perfeito com algumas dicas

Direto do café da manhã reforçado que é consumido até hoje nas fazendas ao redor do Mato Grosso do Sul – o famoso quebra-torto pantaneiro – que o arroz carreteiro virou um prato com a cara do nosso Estado.

Versátil, com poucos ingredientes e muito fácil de preparar, é uma iguaria apreciada de norte a sul, podendo ser acompanhado por um delicioso ovo mexido na banha de porco, uma mandioca cozida bem macia e quentinha, ou um delicioso vinagrete com tomate, cebola e ervas variadas. 

Os acompanhamentos podem ser variados, mas a essência dessa culinária permanece a mesma: alimentar os peões que vão sair para a lida nas planícias desse vasto MS. Por isso, o arroz precisa estar no ponto e a carne ser de qualidade, já que ela atribui praticamente todo o sabor que a iguaria precisa. Pensando nisso, confira uma receita de arroz carreteiro bem saborosa e algumas dicas para alcançar a perfeição. 

 

Sabor da carne é o que torna o arroz mais delicioso / Foto: ReproduçãoSabor da carne é o que torna o arroz mais delicioso / Foto: Reprodução

 

 

Arroz Carreteiro

INGREDIENTES

– 1 kg de carne seca ou carne soleada preparada em cubos
– 1 kg de arroz branco lavado
– 2 cebolas médias picadas
– 5 dentes de alho picados
– Caldo de 4 laranjas 
– Sal e pimenta preta a gosto
 
MODO DE PREPARO

 

Carne pode ser seca ou soleada / Foto: PinterestCarne pode ser seca ou soleada / Foto: Pinterest

Escalde a carne em água fervida por duas vezes para retirar o excesso de sal, ou, caso opte por carne soleada, pique em cubos. Coloque a carne para fritar até soltar gordura e estar dourada. Junte a cebola e o alho. Deixe fritar e acrescente o suco das laranjas. Frite até que o suco seja absorvido pelos ingredientes. Jogue o arroz e misture bem. Deixe o arroz fritar para pegar a carne do gosto durante 15 minutos. Coloque sal e pimenta. Cubra com água fervente. Deixe ferver em fogo médio até secar.

 

Dicas:

– Escolha uma carne de qualidade que tenha gordura, para nem precisar utilizar alho na produção do carreteiro. 
– As laranjas podem ser trocadas por limão, mas reduza para 3 limões, já que é mais ácido que a laranja. 

– Cubra com cheiro verde picado a gosto. 
– Coloque água apenas dois dedos acima do arroz e acompanhe a secagem. O grão do arroz tipo longo fino garante um arroz mais soltinho. 
– Assim que a água secar, deixe a panela abafada no fogo desligado por cinco minutos antes de servir. 

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *