- abril 17, 2017
Operação “Semana Santa” promove paz e segurança durante feriado
Aquidauana (MS) – Paz, segurança, tranquilidade, sossego, etc. Esses foram os sentimentos reinantes entre as pessoas que residem em Aquidauana, Anastácio, Miranda, Dois Irmãos do Buriti e seus respectivos distritos, desde a última quarta-feira até a manhã desta segunda. O feriadão prolongado foi para alguns, mais do que afastamento do serviço; foi um momento de poder gozar de instantes de descontração, reuniões familiares e devoções religiosas.
Tudo isso foi previamente pensado pela Polícia Militar, antes de desencadear a chamada “Operação Semana Santa”. Cumprindo seu dever constitucional, esta organização zela pelo bem-estar de cada cidadão e entende que uma cidade tranquila, longe da violência, é direito de todos nós, indistintamente.
No desencadear da operação, foram realizadas, de forma intensa, atividades de policiamento preventivo contra a prática de atos contrários a legislação vigente, com policiais e viaturas distribuídos em diversos pontos das cidades acima citadas. Ações como blitz de trânsito, abordagens, apreensão de drogas e armas, captura de criminosos e outras, foram apenas algumas das ações realizadas.
Como era de se esperar, ao final, os municípios obtiveram um excelente resultado, graças ao empenho, dedicação e profissionalismo dos mais de 83 policiais militares, “guardiões da ordem”, em todos os dias de operação, que não mediram esforços para oferecer aos cidadãos dias agradáveis e noites tranquilas. Além de efetivo, foram também disponibilizadas cerca de 09 viaturas e 02 cavalos, que garantiram a ostensividade da ação.
Aproximadamente108 pessoas foram abordadas para a verificação dos status criminais e 111 pessoas em posse e utilização de veículos, a fim de verificar-se pendências criminais e irregularidades que impedissem a utilização dos mesmos nas vias públicas. Do somatório das pessoas acima citadas, cerca de 44 foram encaminhadas as Delegacias de Polícias locais pela prática de ilícitos penais.
Vinte e três autos de infrações de trânsito foram lavrados e 02 veículos removidos aos pátios dos órgãos executivos estaduais de trânsito, ambos por estarem em desacordo com a legislação vigente. Cerca de 01 kg de droga e 01 armas de fogo foram apreendidas e entregues a autoridade policial, no município de Aquidauana. Duas pessoas que eram procuradas pela justiça, também foram capturadas.
Tudo ocorreu dentro dos padrões da legalidade, sendo respeitados os direitos e individualidades de cada cidadão. Foi notória a aceitação das pessoas parceiras das ações da polícia militar.