- julho 28, 2017
Incêndio consome 2 mil hectares de três fazendas na região sul de MS
Um incêndio de grandes proporções ontem (27), queimou cerca de 2 mil hectares de três fazendas da região sul de Mato Grosso do Sul. Militares do Corpo de Bombeiros e funcionários das propriedades trabalharam por oito horas para conseguir conter as chamas.
De acordo com o site A Gazeta News, além de pastagens foram queimadas cercas de arame e APPs (áreas de preservação permanente) de duas fazendas localizadas entre Amambai e Coronel Sapucaia.
A fazenda Paulista, a 30 quilômetros de Amambai, teve grande parte de sua extensão atingida pelas chamas, assim como a fazenda Madama. O fogo também se aproximou de uma lavoura de milho, mas não causou grandes estragos.
Segundo o Soldado Cortez, que esteve no local, o Corpo de Bombeiros atuou com quatro homens e um caminhão, além de combate a incêndio florestal. Mas cerca de 30 veículos das fazendas foram usados na operação, além de trabalhadores da região.
A suspeita é de que o incêndio tenha começado em uma área da fazenda Madama ocupada por indígenas, que têm o costume de atear fogo para limpar algumas áreas. Com o temposeco, as chamas se alastraram rapidamente.