- setembro 25, 2023
Dia Nacional do Rádio e da Radiodifusão: data é uma celebração da história do mundo
Rádio Independente FM 90,9 MHZ de Aquidauana – MS
Ouça no link abaixo a nova frequência do sucesso:
http://l.radios.com.br/r/13311
Hoje, 25 de setembro, o Brasil comemora o Dia Nacional do Rádio e da Radiodifusão. A data foi escolhida em homenagem a Edgar Roquette-Pinto, uma figura notável que desempenhou um papel fundamental na história da radiodifusão no país. Médico, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta, Roquette-Pinto fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, posteriormente conhecida como Rádio MEC, quando foi doada ao Ministério da Educação em 1936.
Falando sobre o assunto na Uirapuru, o radialista e comunicador José Sirdion Poitevin Gomes, carinhosamente conhecido como JG, destacou que o Dia Nacional do Rádio não é apenas uma celebração de uma tecnologia, mas uma celebração da história do mundo. De acordo com JG, a invenção do rádio permitiu que a humanidade se comunicasse de continente a continente, revolucionando a forma como interagimos globalmente.
O radialista relembra que, quando o rádio moderno e computadorizado surgiu, muitos acreditaram que ele estaria com seus dias contados, especialmente após a chegada da televisão no Brasil em 1950 e, posteriormente, a televisão colorida. No entanto, o rádio não apenas sobreviveu, mas prosperou, unindo comunidades e desempenhando um papel vital em momentos de crise e solidariedade.