especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Trânsito - 23/09/2014 - 07h00

Dia Nacional do Agente de Trânsito será comemorado com ação social




Divulgação


Divulgação


Divulgação


Divulgação

Por Assessoria / Redação Pantanal News

Nesta terça-feira (23), é comemorado o Dia Nacional do Agente de Trânsito. A data será lembrada pelos profissionais de Campo Grande. O dia coincide com a celebração da Semana Nacional de Trânsito. 

Em comemoração ao Dia Nacional dos Agentes de Trânsito e à Semana Nacional do Trânsito, a Agência Municipal de Trânsito e Transporte-Agetran, através dos agentes de trânsito, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Fiscalização da Prefeitura Municipal de Campo Grande-Sindafis, promove algumas ações na capital, dentre as atividades: abordagem educativa na área central, panfletagem e campanha para doação de sangue. 

Durante a abordagem educativa, que acontece hoje (23), os agentes de trânsito estarão orientando os condutores e pedestres sobre os cuidados no trânsito e os principais riscos de dirigir alcoolizado, sem cinto de segurança e com excesso de velocidade, além da importância de atravessar na faixa. Na ação, também serão distribuídos panfletos educativos, com dicas de segurança e informações sobre como cada um deve se comportar no trânsito. 

Já na quarta-feira (24), a partir das 8h, os agentes encabeçam uma campanha para doação de sangue. Esta é a segunda mobilização dos agentes em campanhas como essa, só neste ano. A doação de sangue é aberta a toda sociedade. Para ser doador é necessário ter entre 16 e 68 anos, estar bem de saúde e não ter consumido algum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas. A pessoa deve estar munida de um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação) no ato da doação. Jovens menores só podem realizar doação mediante autorização dos pais ou responsáveis.  

Conforme o chefe da divisão de operação e fiscalização de trânsito, José Alves de Arruda, um dos veteranos na função, a intenção é comemorar a data de forma diferente, proporcionando também uma contribuição social.  Com o tema “A sua segurança no trânsito é a nossa missão” os agentes mostram que a atividade vai além da fiscalização, pois agrega a segurança da população e fluidez do trânsito.

Arruda ainda destaca, as palestra e abordagens educativas realizadas durante o ano todo pelos agentes. “Isso mostra o compromisso que temos em educar e conscientizar. O nosso trabalho não é somente punitivo, mas educativo e social. A função desenvolvida diariamente nas ruas e avenidas, busca garantir a segurança dos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres”, destacou.

Segundo o diretor-presidente da Agetran, Jean Saliba, é relevante o trabalho dos profissionais no trânsito da capital. “Os agentes de trânsito têm papel fundamental na mobilidade urbana, enfrentam os desafios diários para a construção de um trânsito mais seguro. Merecem o reconhecimento”, disse. 

De acordo com o agente de trânsito e diretor de comunicação do Sindafis, José Roberto Cueva, neste segundo ano de comemoração do Dia Nacional dos Agentes de Trânsito, a categoria está em festa, mas ainda busca o reconhecimento do trabalho. “Com muitas lutas e articulações, iniciou-se uma caminhada em prol do reconhecimento da profissão e, consequentemente, da valorização deste profissional, cujo principal objetivo é a preservação da vida e da segurança viária”, disse. 

Cueva reforça ainda, que muitas vezes os agentes são discriminados, outras vezes desprezados pela sociedade, “A função dos agentes de trânsito dentro do contexto geral é nobre e de fundamental importância na diminuição de acidentes e na diminuição da superlotação dos hospitais, visto que, os acidentes de trânsito se tornaram uma verdadeira epidemia na sociedade moderna. Enfim, trabalhamos para o bem-estar da população e para o estabelecimento da ordem no trânsito, buscando sempre a excelência e promovendo a paz para uma sociedade mais consciente”, finaliza.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o agente de trânsito é a pessoa credenciada para o exercício das atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito e patrulhamento.  Dentro das programações do dia a dia do agente estão: o atendimento a ocorrências; atendimento, sinalização e, em muitos casos, prestação de primeiros socorros às vítimas de acidentes; desvios e interdições; acompanhamento de campanhas educativas; fiscalização de irregularidades através de rondas ostensivas e realização de blitzes.

Hoje a Agetran dispõe de 65 agentes de trânsito, sendo que 18 são mulheres que exercem a função.

Data- No dia 5 de junho de 2013, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.821, que institui o dia 23 de setembro como o Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito, em todo o território nacional.

 

 

Serviço:

Abordagem educativa e panfletagem

Horário: 8h às 9h e 14h às 15h

Dia: 23 de setembro

Local: Av. Afonso Pena com a 14 julho.

Doação de Sangue

Horário: 8h

Dia: 24 de setembro

Local: Os interessados em participar devem procurar o hemocentro da Santa Casa, situado na Avenida Eduardo Santos Pereira, esquina com a Rua 13 de Maio. O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 7h30 às 17h. Aos sábados das 7h às 11h30. 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
06/11/2017 - 16h03
PRF flagra 1.900 motoristas em alta velocidade durante o feriadão de Finados
31/10/2017 - 16h18
PRF focará em acidentes graves durante Operação Finados em MS
16/10/2017 - 07h52
Sete morrem em rodovias estaduais de MS durante o feriadão, diz PMR
12/07/2017 - 15h16
Número de mortos nas rodovias de MS cai 12% em relação a 2016
29/05/2017 - 06h17
Capotamento fere casal na BR 262
 
Últimas notícias do site
23/11/2017 - 07h34
Governador lança plano de combate ao Aedes aegypiti e painel sobre ações
23/11/2017 - 06h24
Chuva dá trégua e máxima chega a 36ºC em MS, prevê meteorologia
22/11/2017 - 11h35
PMA autua fazendeiro por erosão e assoreamento de córrego
22/11/2017 - 09h39
Projetos do IFMS conquistam principais prêmios de feira científica estadual
22/11/2017 - 09h23
Projeto Florestinha completa 25 anos formando cidadãos responsáveis
 

zap

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.