especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Educação - 22/09/2014 - 12h50

IFMS inicia Semana de Ciência e Tecnologia 2014




Divulgação

Por Assessoria / Redação Pantanal News

 Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, a quarta edição da Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) começa nesta segunda-feira, 22, com atividades em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

A programação inclui minicursos, oficinas, visitas técnicas e palestras com temas relacionados aos eixos tecnológicos dos cursos ofertados em cada câmpus, além das feiras de ciência e tecnologia. 

“O IFMS está atuando como um catalisador para que a ciência, a tecnologia e a inovação estejam presentes nas localidades onde estão os câmpus da instituição”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Luiz Simão Staszczak. 

As atividades são gratuitas e parte delas aberta ao público externo. A consulta à programação completa e as inscrições para as atividades podem ser feitas na página da Semana de Ciência e Tecnologia no endereço www.ifms.edu.br/semanact.  

Pesquisa - Pela primeira vez, o Instituto realiza feiras de ciência e tecnologia nos sete municípios onde possui câmpus, entre os dias 25 e 27 de setembro. 

 

No total, 312 projetos de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas serão apresentados. Deste montante, cerca de 70% são do IFMS. 

 

As feiras buscam incentivar o desenvolvimento de pesquisas. “Estamos plantando as sementes para que os estudantes aprendam a metodologia de pesquisa. Com certeza estamos revelando talentos que vão contribuir com ações empreendedoras e novas tecnologias, ajudando no desenvolvimento local”, concluiu o pró-reitor. 

 

O apoio ao desenvolvimento de pesquisas está presente no IFMS desde sua criação, há cinco anos. Os investimentos neste período somam mais de R$ 1 milhão na área, com oferta de cerca de 500 bolsas aos estudantes dos cursos técnicos e da graduação.

 

O valor também inclui o incentivo para participação de estudantes e servidores em eventos científicos no Estado, no Brasil e também no exterior. 

 

Confira o resumo da programação em cada município: 

 

Aquidauana – Além de palestras sobre a produção científica em Mato Grosso do Sul, o câmpus realiza uma série de exposições com a participação do Exército Brasileiro, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e de empresas do Estado. 

 

Campo Grande – Estão previstos minicursos e oficinas nas áreas de informática, mecânica e eletrotécnica. Entre as palestras, o destaque fica por conta dos temas relacionados à tecnologia assistiva e acessibilidade. As atividades serão realizadas na sede provisória do câmpus, na Avenida Júlio de Castilhos, 4.960, e no Armazém Cultural, na Avenida Calógeras, 3.065. 

 

Corumbá – Além da já tradicional Feira de Ciências e Tecnologia do Pantanal (Fecipan), o câmpus promove dois encontros com especialistas nas áreas de informática e metalurgia. 

 

Coxim – A programação inclui a edição 2014 do Semict, oficinas e palestras sobre informática, física, química, biologia e ciências humanas. Está prevista também a observação noturna de planetas e constelações. Todas as atividades serão no próprio câmpus, na Rua Salime Tanure, s/nº. 

 

Nova Andradina – O destaque é a série de minicursos que a Embrapa Agropecuária Oeste irá ministrar aos estudantes do IFMS durante visita técnica à sede da Empresa, em Dourados. A abertura do evento será nesta segunda-feira, 22, na Câmara Municipal de Vereadores, com a participação da reitora do IFMS, Maria Neusa de Lima Pereira. 

 

Ponta Porã – O câmpus realiza minicursos e palestras nas áreas de agricultura, agropecuária e informática. As atividades serão na sede do IFMS no município, na Rodovia BR 463, Km 14 s/nº. 

 

Três Lagoas – Durante a Semana, o câmpus recebe estudantes das escolas estaduais e municipais para uma visita às dependências do IFMS. Além disso, estão previstos minicursos e palestras nas áreas de informática e empreendedorismo.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
27/10/2017 - 14h32
Projeto Florestinha realiza Educação Ambiental para alunos de Corumbá
27/10/2017 - 10h48
IFMS ofertará seis novos cursos de graduação em 2018
20/10/2017 - 09h30
Enem 2017: locais de prova já estão disponíveis no cartão de confirmação
18/10/2017 - 16h10
Local de prova do Enem será divulgado na sexta a partir das 10h, diz Inep
18/10/2017 - 16h05
Corumbá: Estudantes devem fazer rematrícula para vaga na Rede Municipal de Ensino
 
Últimas notícias do site
13/12/2017 - 08h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 33 milhões nesta quarta-feira
13/12/2017 - 07h58
Azambuja se reúne com empresa e dá posse ao novo secretário de Saúde
13/12/2017 - 06h54
'Dog itinerante': Este cachorrinho já visitou mais cidades que muita gente
13/12/2017 - 06h38
Dia amanhece com sol entre nuvens, mas previsão é de temperatura alta
12/12/2017 - 14h30
Produção de grãos em MS cresce 40%, alta acima da média nacional
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.