zap
ANIVERSÁRIO CORUMBÁ 2017
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Religião - 30/12/2008 - 15h50

A "ecologia humana" de Bento XVI




Por Luiz Leitão (*)

As declarações do papa Bento XVI a respeito do homossexualismo não chegam a ser surpreendentes, embora destoem do recente apoio proclamado pelo Vaticano à sua descriminalização - esta apenas aparentemente paradoxal porque, sendo contra a pena de morte, só poderia mesmo defendê-la, inclusive pelo fato de, atualmente, a Igreja Católica não considerar o homossexualismo um pecado em si, mas somente a prática homossexual.

Não fosse um ingrediente a mais a conturbar as relações humanas, a estranha tese poderia ser solenemente ignorada, mas o seu teor desagregador convida a uma reflexão mais profunda; afinal, a posição da Igreja  em relação ao homossexualismo apenas aparentemente não chega a ser tão agressiva quanto a do Islã. As palavras são menos ferozes, mas igualmente  injustas.

A proibição do sexo fora do casamento e da união de casais homossexuais explica a aparente contradição, bem como a doutrina de Santo Tomás de Aquino, do século XIII, de que Deus criou a genitália exclusivamente para a reprodução.

Mas uma coisa é a oposição, praticamente inócua, ao sexo antes do casamento, e outra, muito grave por seu conteúdo de intolerância, é essa declaração estapafúrdia, especialmente pelos termos empregados por Bento ao sugerir que "salvar a humanidade do comportamento homossexual ou transexual é tão importante quanto salvar as florestas da destruição". "As florestas tropicais merecem a nossa proteção. Mas o homem, como criatura, não merece nada menos do que isso. “É necessário um tipo de ecologia do homem.”

O papa afirmou que tornar menos clara a distinção entre masculino e feminino pode levar à "destruição da raça humana". Argumento insustentável e sinuoso, pois a homossexualidade não diminui a diferença entre gêneros.

Um absurdo, inaceitável ainda que partisse de pessoas menos esclarecidas, que dirá saindo da boca de Bento XVI. Vivemos em um mundo onde a intolerância tem gerado guerras, inclusive religiosas, como as "jihads" islâmicas, e não é preciso acrescentar mais lenha à fogueira. Ao contrário, uma autoridade eclesiástica como o papa deveria pregar a tolerância, a compreensão e a aceitação das diferenças.

Já bastam as proibições ao uso de preservativos, nesta época de disseminação de doenças venéreas cada vez mais graves a agressivas.

Dogmas são perigosos e causam vítimas com maior freqüência do que se imagina. Exemplo disso, a respeito da Aids, é o caso da África do Sul, onde a crença do ex-presidente Thabo Mbeki de que a doença poderia ser curada com uma mistura de alho e outras coisas, em vez do coquetel antiviral - em que pesem as veementes evidências científicas da eficácia destes últimos, - causou a morte de mais de 300 mil pessoas que não puderam ser adequadamente tratadas.

Pois o dogma da heterossexualidade da Igreja Católica é igualmente perigoso quando rotula pessoas e tenta excluí-las da sociedade, à estranha maneira de uma "ecologia humana".

(*) Luiz Leitão

luizmleitao@gmail.com

 

 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
Eliel, em 21/07/2010 - 12h05

O Papa tem uma missão de indicar o caminho para a humanidade, que é Cristo. Há muitas coisas que se podem tolerar, mas quando se trata de uma questão que faz parte da natureza humana, gostem ou não gostem, e a preocupação do Sucessor de Pedro não está em gostar da doutrina de Jesus e da Igreja, mas em apresentar ao mundo a verdadeira proposta da natureza humana, na qual homem e mulher são chamados a realização, na sua condição de filho (a) de Deus.

ranulfo, em 02/01/2009 - 11h05

Desde qundo heterosexualidade é dogma? afinal você sabe o que é um dogma? O homem que deixa de ser masculino, já não é digno desta qualidade. O Criador nos fez masculino e feminino, não existe meio termo biológico, o que existe é sem vergonhice isso sim. O gays são homens sem vergonha, isso sim. Sejam homens, masculinos, e deixem o Papa em Paz.

Dinho, em 31/12/2008 - 23h54

Só ha genero: masculino e feminino . Há naturezas incli nadas ao homossexualismo, que deveriam aceitar-buscar ajuda. Mas isso não pode ser aceito como comportamento . Agora, em vez de concertar os deficientes, o que estamos vendo é uma tentativa de perversão da natureza humana em massa procurando impor o homossexualismo à sociedade atual por indução e por corrupção declarada às gerações que estão vindo. Isso é como um aidético sair propositalmente contagiando todo mundo.

Danilo, em 31/12/2008 - 14h14

Parabéns ao papa por não se imtimidar pelo politicamente correto. "Quem pratica o sexo anal desce ao nível das fezes". Deus fez o Homem e a Mulher o resto é lixo humano.

 
Últimas notícias do canal
20/09/2017 - 16h01
Com clássicos da MPB, Padre Fabio de Melo faz show acústico em MS
07/08/2017 - 08h56
Catedral de Nossa Senhora da Candelária é tombada pelo Conselho de Cultura
03/08/2017 - 11h45
Igreja da novena mais famosa da cidade completa 76 anos com festa
14/06/2017 - 12h30
Celebração de Corpus Christi deve reunir 20 mil fiéis amanhã na Capital
13/06/2017 - 14h35
Em MS, oração e fila para bolo com alianças no dia do santo casamenteiro
 
Últimas notícias do site
22/09/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
22/09/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
22/09/2017 - 15h58
Aquidauana sedia encontro para debater inclusão no IFMS
22/09/2017 - 14h39
Projeto Florestinha realizou Educação Ambiental para alunos em comemoração ao dia da árvore
22/09/2017 - 13h11
PMA apreende redes e liberta peixes dos petrechos ilegais
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.