TRANSPARENCIA GOV DEZ
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Rádio Independente - 16/05/2014 - 14h02

A migração do Rádio AM para FM

Rádio Independente de Aquidauana encerra os trabalhos em AM com 'chave de ouro' e potência máxima




Pantanal News®

Jornalista Armando Anache com uma das quatro novas válvulas de potência e modulação

Pantanal News®

Nova válvula Amperex, importada da França

Pantanal News®

Técnico Jones Jara (à esq.) e engenheiro da ANATEL Dener Roberto Pimenta dos Reis fazem as medições no transmissor principal

Pantanal News®

Engenheiro da ANATEL Dener Roberto Pimenta dos Reis confirma a frequência de 1020kHz AM
Por Armando de Amorim Anache (*), da redação Pantanal News

O Ministério das Comunicações prevê, para o próximo mês de agosto, o início da migração do Rádio AM para a Frequência Modulada (FM). No Mato Grosso do Sul, as emissoras interessadas já deram entrada com os seus pedidos de migração, no dia 26 de março, na sede da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), em Campo Grande. 

Os radiodifusores e os ouvintes vivem e testemunham os últimos meses de operação das emissoras de Rádio comerciais na frequência com as quais iniciaram os seus trabalhos, por meio do pioneirismo de Edgard Roquette-Pinto, em 1922 e durante os festejos do Centenário da Independência do Brasil. O primeiro transmissor AM foi instalado, naquele ano, no ano do Corcovado, no Rio de Janeiro. 

Na rádio Independente, a mais potente AM do Pantanal Sul e região, instalada em Aquidauana, 135 quilômetros a oeste de Campo Grande, começamos um trabalho técnico com o objetivo de fechar, com chave de ouro, os serviços oferecidos em Ondas Médias, ou AM (Amplitude Modulada). Fundada em 1.º de maio de 1962, a emissora conhecida como "Martelinho" -uma referência às ferramentas usadas pelo seu criador, técnico em eletrônica e jornalista Antônio Garcia, que fabricava a maioria dos equipamentos utilizados para transmissões- tinha 250Watts de potência. Em 1988 -depois de adquirida pela Organização Armando Anache, em 1985-, recebeu um novo transmissor, com 10kW, ou 10.000Watts de potência, passando a cobrir toda a região. O meu pai, empresário Armando Anache, 83 anos, radiodifusor desde 1967, quando comprou a rádio Clube de Corumbá, junto com os seus irmãos, tem sido um grande incentivador, não medindo esforços para trazer o que há de melhor em tecnologia para a nossa região. Isso ocorre, também, na rádio Independente, desde 1985. 

Agora, com a migração para a FM (Frequência Modulada), os antigos transmissores de 10kW, com um auxiliar de 250Watts e outro, primeiro em estado sólido da região, desde 2006 -não usa válvulas-, com 1,5kW, serão aposentados. Eles merecem, depois de tantos anos de excelentes serviços prestados à comunidade, aos anunciantes e à radiodifusão do Mato Grosso do Sul. Costumo dizer que cada um deles receberá uma medalha de ouro no painel frontal e muitas homenagens. Afinal, "antiguidade é posto" e merece respeito, como se diz no quartel.

As emissoras que deram entrada com os seus respectivos projetos de migração, na ANATEL, já apresentaram as novas frequências, em Mega Hertz, de FM, com as quais deverão operar, em suas respectivas classes, conforme a legislação vigente no país. Assim, a rádio Independente AM, que hoje opera em 1020kHz AM, deverá ter uma nova frequência, entre 87,8MHz e 108MHz. Isso vale para as demais emissoras que operam em AM e apresentaram os seus projetos para migração para a FM. 
Nessa verdadeira reta final do Rádio AM -os canais usados serão devolvidos ao Ministério das Comunicações-, nada melhor do que oferecer, aos ouvintes e anunciantes, um serviço ainda mais aprimorado. Afinal, trata-se do adeus ao Rádio AM, de tantas histórias e glórias no Mato Grosso do Sul e no Pantanal, unindo o campo à cidade, em épocas passadas quando as comunicações não eram tão desenvolvidas como atualmente. Para essa despedida, tendo ao fundo a música "Adues, cinco letras que choram", com Francisco Alves e muito tocada no Rádio de Corumbá por Acyl Barbosa e Élio Marsiglia, importei dos Estados Unidos da América quatro válvulas novas, para instalar no transmissor principal, com 10kW; além de outra francesa para a modulação de áudio. Proporcionaremos mais alguns meses de operação em AM, com a maior potência do Pantanal Sul e o melhor som, com uma área de cobertura em torno de 250km de raio, a partir da torre de transmissão, com 72 metros de altura. 

O transmissor mais antigo, usado desde os anos 1960, também passa por reformas. É um legítimo ELMO (Eletrônica Morato), valvulado e com 250Watts de potência. Recebe válvulas novas, também importadas; além de melhorias nos circuitos. É o adeus ao Rádio AM. Enquanto isso, nos meses seguintes, ofereceremos o melhor serviço de radiodifusão, aguardando a chegada da Frequência Modulada (FM), que levará aos ouvintes um som estéreo e de qualidade muito superior. 
                       
                                                                                                                                                                      Fotos: Pantanal News®
 
                       Fachada do Parque dos Transmissores da rádio Independente de                                                                          Aquidauana,  a mais potente do Pantanal Sul
 
 

                                                  Da E/D: transmissor de 10kW, transmissores auxiliares de 1,5kW (em estado                                                  sólido, sem válvulas), de 250Watts (o pioneiro) e rack com equipamentos de                                                      radioenlace (link), monitoração, processamento e distribuição de aúdio    

                                             

                                            Fachada do Parque dos Transmissores da rádio Independente de Aquidauana,
a mais potente do Pantanal Sul 

                         Instalação das quatro novas válvulas de potência e modulação, no                                                                        transmissor principal de 10kW
 
(*) É jornalista e radialista 

 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
10/10/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
10/10/2017 - 17h00
Vídeo: Ministro assina documento que autoriza migração de rádios AM para FM em MS
09/10/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
04/10/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
03/10/2017 - 17h12
Vídeo: Ministro oficializa migração de 23 rádios da frequência AM para FM
 
Últimas notícias do site
15/12/2017 - 16h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 39 milhões neste sábado
15/12/2017 - 16h02
Veado e tatu são resgatados e devolvidos a natureza
15/12/2017 - 12h35
Comandante e Subcomandante da PMA de Corumbá são homenageados
15/12/2017 - 12h01
PMA autua proprietário rural por armazenamento ilegal de embalagens de agrotóxicos
15/12/2017 - 10h56
Fazendeiro é autuado por armazenamento ilegal de madeira
 

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.