zap
GOV EMPREGO 22-06
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
O Estado do Pantanal - 01/04/2014 - 06h02

Audiência na Assembleia Legislativa subsidia projeto de lei para conservação do Pantanal




Wagner Guimarães/ALMS

Senador Delcídio e Presidente Jerson Domingos.

Wagner Guimarães/ALMS

Audiência pública foi realizada no Plenário Deputado Júlio Maia.

Wagner Guimarães/ALMS

Deputados, especialistas e representantes de pescadores participaram dos debates.

Wagner Guimarães/ALMS

Senador Delcídio, Presidente Jerson Domingos e deputado Amarildo Cruz.
Por Assessoria / Redação Pantanal News

Audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (31), como parte de um ciclo de debates nacional, subsidiará a elaboração do texto final do Projeto de Lei nº 750, de 2011, que dispõe sobre a Política de Gestão e Proteção do Bioma Pantanal. “É uma importante iniciativa e oportunidade para discutirmos juntos estratégias de preservação do nosso Pantanal”, afirmou o presidente da Casa de Leis, Jerson Domingos (PMDB). “Todo dia é momento de falarmos sobre o meio ambiente do nosso Estado e sobre a preservação, sem perder de vista o desenvolvimento”, complementou. Em tramitação no Senado Federal, o Projeto de Lei nº 750 visa regulamentar o artigo 225 da Constituição Federal, que define biomas como patrimônios nacionais, que devem ser regidos por lei específica. Na justificativa da proposta, o senador Blairo Maggi (PR/MT), autor do projeto de lei, justifica que a prioridade é proteger o solo, a fauna e a flora da bacia hidrográfica do Pantanal, além de garantir o bem-estar das famílias pantaneiras. O projeto original delimita as áreas de proteção permanente e prevê a moratória da pesca, um dos pontos polêmicos da matéria.

Durante a audiência pública, após ouvir pescadores, o senador Delcídio Amaral (PT/MS) informou que retirará a moratória da proposta. O parlamentar é relator do projeto de lei nas comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e de Agricultura e Reforma Agrária. Delcídio ressaltou a importância do debate em Campo Grande (MS). “Agradecemos a Assembleia Legislativa pela oportunidade de discutirmos aqui este projeto, que é de grande impacto para o nosso Estado e para inúmeras famílias”, disse. Segundo o senador, as sugestões apresentadas serão analisadas nas próximas reuniões da comissão, antes da votação em Plenário. “Todo este debate, ao longo das quatro horas de audiência pública, contribuirá muito para aprimorarmos o texto final do projeto de lei”, disse, ao final do debate. 

Para o deputado Paulo Corrêa (PR), tudo o que se refere ao meio ambiente deve ser tratado considerando o impacto ao longo do tempo. “É como a questão do assoreamento do rio Taquari, que também nos preocupa. Vamos sempre discutir e buscar a melhor solução para todos", afirmou. Segundo o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, Amarildo Cruz (PT), a discussão é complexa e envolve toda a sociedade. “É responsabilidade de todos nós assegurarmos formas de preservação do Pantanal”, disse. O primeiro secretário da Casa de Leis, Antônio Carlos Arroyo (PR), também defendeu cautela nos debates. “Temos que ter muito cuidado e avaliar as várias vertentes, como a situação das famílias de pescadores”. Também participaram da audiência os deputados estaduais Felipe Orro (PDT), Junior Mochi (PMDB), Laerte Tetila (PT), Marcio Monteiro (PSDB), Eduardo Rocha (PMDB) e Mara Caseiro (PTdoB).

A bióloga Emiko Kawakami de Rezende, da Embrapa Pantanal, ressaltou que o projeto deve delimitar melhor as restrições previstas e considerar as peculiaridades da região pantaneira. “Toda lei que for formulada para o Pantanal deve levar em conta os ciclos de cheias e secas, que fazem com que tenhamos toda essa diversidade da flora e fauna, especialmente de peixes”, disse. “O desafio é fazer com que o uso restrito seja economicamente sustentável”, complementou. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, também defendeu as ações de preservação e a exploração do bioma por parte das famílias que residem na região. “O homem pantaneiro é o que mais preserva o ambiente e disso não temos dúvidas”, afirmou. 

O deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que o povo brasileiro está entre os que mais preservam o meio ambiente em todo o mundo e defendeu ações que continuem a garantir a preservação dos recursos da fauna e flora. "Não temos que mostrar nem provar nada para quem é de fora do nosso país, mas temos que dar respostas à nossa população", disse, em referência, inclusive, à atuação de empresas estrangeiras ligadas à preservação ambiental. Já o presidente da ONG SOS Pantanal, Roberto Klabin, sugeriu o desenvolvimento de atividades além da pecuária na região do Pantanal. “Podemos estimular outras atividades sustentáveis, como o turismo de fauna, de natureza, o que também contribuirá para valorizar as propriedades em toda a região”, disse. 

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
20/06/2017 - 08h03
Queimadas no Pantanal são naturais mas consumiram 63 km² em 2016
05/06/2017 - 08h00
Onça-pintada é tema de exposição interativa no Pantanal
29/05/2017 - 13h12
Cheia no Pantanal deverá atingir cerca de quatro metros e meio na metade do ano
17/05/2017 - 09h41
Cientistas desenvolvem alimentos processados de pescado pantaneiro
16/05/2017 - 14h17
Sete famílias deixam suas casas com início da cheia no Pantanal de MS
 
Últimas notícias do site
23/06/2017 - 09h40
Aprovado PL do Deputado Paulo Siufi que obriga a presença de um tecnólogo em estabelecimentos de estética de MS
23/06/2017 - 09h01
PMA autua pescadores em R$ 80 mil por acampamento e pesca subaquática
23/06/2017 - 08h34
PMA autua assentados por manter gado em área protegida
23/06/2017 - 08h00
Confira as ocorrências dos Bombeiros das últimas horas
22/06/2017 - 15h54
PIS/Pasep está disponível para saque até a próxima semana
 

zap

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.