especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
Brasil - 25/02/2014 - 09h15

Bolsa Família: mudança de escola dos alunos deve ser comunicada

Famílias com crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos que trocaram de escola em 2014 devem comunicar a alteração ao Centro de Referência de Assistência Social ou ao setor responsável pelo programa no município




Por Assessoria/Redação Pantanal News

No início de cada ano letivo, é comum a mudança de escola por um grande número de crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino. Por essa razão, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) orienta que as famílias beneficiárias do Bolsa Família, cujos filhos entre 6 e 17 anos mudaram de escola em 2014, precisam comunicar a alteração ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou ao setor responsável no município.

 

Apenas com a informação correta da escola é possível que o governo federal faça o acompanhamento adequado da frequência escolar de crianças e adolescentes atendidas pelo programa. Pelas regras do Bolsa Família, a  frequência escolar mínima é de 85%, para estudantes de 6 a 15 anos, e de 75% para estudantes de 16 e 17 anos. O cumprimento dessas condicionalidades é fundamental para que a família continue recebendo o benefício.

 

Mãe de seis crianças em idade escolar, a dona de casa Renata Pereira da Costa Santos, 28 anos, foi convocada a comparecer ao Cras de Brasília para informar sobre a mudança de escola dos filhos, matriculados na rede pública. Quatro deles – que estudavam no Centro de Ensino Fundamental 1, da Vila Planalto – foram transferidos para o Centro Educacional Gisno da Asa Norte.

 

“Vim assim que me chamaram. Aqui, eles me disseram que eu devia informar o endereço da escola para onde os meninos foram transferidos”, disse a beneficiária do Bolsa Família, logo após ser atendida por um funcionário do centro de referência. “Aproveitei para informar o nascimento do meu filho mais novo.”

 

Conscientização – O beneficiário não precisa esperar uma convocação para informar qualquer mudança ocorrida na situação familiar. “O ideal é que a família comunique a mudança de escola e outras alterações da situação familiar o quanto antes, para evitar problemas no recebimento do benefício”, orienta o diretor de Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento de Combate à Fome (MDS), Daniel Ximenes.

 

Quando a mudança da escola não é informada, o governo não pode fazer o acompanhamento escolar e notifica a família por descumprimento da condicionalidade de educação. Segundo Ximenes, as famílias que não conseguem manter os filhos na escola recebem atendimento da rede socioassistencial para identificar as causas do afastamento e ajudá-las a regularizar a situação.

 

Para a diretora do Cras de Brasília, Iaponira Pontes de Souza, a conscientização dos beneficiários sobre a importância da atualização cadastral faz parte da rotina das equipes de atendimento. “Realizamos reuniões quinzenais com os grupos de acolhida e também nas escolas, com a participação das famílias.”

 

Mensagem – Neste ano, espera-se a matrícula, no Ensino Fundamental, de 1,3 milhão de crianças com 6 anos de idade, completados entre 1º de abril de 2013 e 31 de março de 2014.  Por isso, o MDS enviou às famílias mensagens no extrato de pagamento do benefício avisando sobre a necessidade de matricular a criança na escola, bem como de repassar a informação ao setor responsável pelo Bolsa Família.

 

“A informação contribui para a efetivação do direito das crianças e dos adolescentes à educação”, afirma Ximenes. Ele destaca a importância das prefeituras em oferecer um bom acolhimento aos beneficiários e para qualificar as informações no Cadastro Único e no Sistema Presença, do Ministério da Educação. “A participação dos municípios é fundamental para manter os bons resultados alcançados no acompanhamento das condicionalidades.”

 

Além dos compromissos na área de educação, os beneficiários também devem cumprir as condicionalidades de saúde, que incluem vacinação das crianças de 0 a 6 anos e realização de consultas de pré-natal pelas gestantes.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

area
Comentários
 
Últimas notícias do canal
10/11/2017 - 08h57
Márcia Cabrita morre aos 53 anos
18/10/2017 - 15h40
Casa pega fogo em Marília e bombeiros salvam casal de cães e oito filhotes
11/10/2017 - 08h00
Horário de verão 2017 começa neste domingo; moradores de 10 estados e DF devem adiantar relógio em 1 hora
14/09/2017 - 10h20
'Geladeira solidária' disponibiliza alimentos de graça em São Carlos, SP
04/08/2017 - 08h50
Luiz Melodia morre aos 66 anos, em decorrência de câncer de medula
 
Últimas notícias do site
14/12/2017 - 06h35
Após trégua, 5ª-feira terá pancadas de chuva em várias cidades de MS
13/12/2017 - 08h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 33 milhões nesta quarta-feira
13/12/2017 - 07h58
Azambuja se reúne com empresa e dá posse ao novo secretário de Saúde
13/12/2017 - 06h54
'Dog itinerante': Este cachorrinho já visitou mais cidades que muita gente
13/12/2017 - 06h38
Dia amanhece com sol entre nuvens, mas previsão é de temperatura alta
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.